sexta-feira, 28 de outubro de 2016

TV Liberal faz debate decisivo com candidatos à prefeitura

A TV Liberal promove, na noite de hoje, o último debate entre os candidatos à Prefeitura de Belém. Zenaldo Coutinho (PSDB) e Edmilson Rodrigues (PSOL) estarão frente a frente, logo depois da novela “A Lei do Amor”, discutindo temas relevantes para a população da capital paraense e apresentando suas propostas em diversas áreas. Jornalista da Rede Globo, especializada na cobertura política, Zileide Silva fará a mediação do debate, assim como ocorreu no primeiro turno. De acordo com o superintendente da TV Liberal, o formato e os mecanismos do programa são os mesmos adotados pelas demais afiliadas da Rede Globo que também promovem o encontro entre os dois candidatos que permanecem na disputa pela prefeitura, nas cidades que terão segundo turno.

O programa terá três blocos, divididos com perguntas de tema livre e de tema determinado. No primeiro e terceiro blocos, os candidatos fazem as perguntas sobre os assuntos que quiserem. No segundo, os temas serão determinados por sorteio feito ao vivo. Foram selecionados dez assuntos de interesse geral da população. 

Os temas que entrarão no sorteio já foram enviados aos candidatos. O final do terceiro bloco será reservado para as considerações finais dos dois políticos que estão na disputa pelo cargo mais importante do Executivo municipal.

“É um compromisso de cidadania da emissora. Com isso, a emissora cumpre seu papel de dar oportunidade para que o eleitor conheça melhor seus candidatos, suas ideias e projetos”, enfatizou superintendente da TV Liberal, Fernando Nascimento.

A ordem de perguntas e respostas de cada candidato já foi definida em sorteio feito há três semanas, com a participação dos representantes dos partidos ou coligações. Pelas regras, os candidatos terão 30 segundos para fazer a pergunta, um minuto e 30 segundos para resposta, um minuto para réplica e 45 segundos para tréplica. 

A previsão é de que o debate dure em torno de uma hora, terminando antes da meia-noite, como determina a Lei Eleitoral para o segundo turno. Haverá transmissão simultânea do programa pelo portal G1 Pará.

TRÂNSITO
Por causa do debate, o transito no entorno da TV Liberal sofrerá alterações. A partir das 19 horas, a avenida Nazaré, no trecho da Rui Barbosa até a Dr. Moraes, será bloqueado. Os militantes dos candidatos podem ficar posicionadas a partir da Dr. Moraes. No prédio da TV Liberal, a segurança própria da emissora estará a postos para garantir que nada saia do controle e tudo corra de forma tranquila, a exemplo dos outros debates. Do lado de fora, o trabalho ficará a cargo da Polícia Militar, responsável pela segurança no entorno.

Um número limitado de assessores poderá acompanhar o candidato dentro da emissora, mas eles ficarão em uma sala reservada, fora do estúdio. Durante os intervalos, apenas um assessor terá permissão para entrar no estúdio e trocar ideias com seu candidato. 

Todos esses detalhes, que incluem o bloqueio da rua, espaço reservado para militância e limite de assessores presentes na emissoras foram estabelecidos em reuniões prévias. “Tudo está sendo feito visando o obsoluto equilíbrio e a igualdade entre os candidatos que estão na disputa”, disse o superintendente da TV Liberal.

Esta será a última oportunidade para que os eleitores vejam seus candidatos discutindo temas de interesse geral da população belenense. Pelo calendário eleitoral, a partir da meia-noite de hoje, não poderá mais haver debate. 

Hoje também se encerra a divulgação da propaganda eleitoral gratuita do segundo turno no rádio e na televisão e a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral do segundo turno. “Esperamos que, com isso, o eleitor escolha aquele que considere mais capacitado para gerir a cidade”, concluiu Fernando Nascimento. (O Liberal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário