segunda-feira, 7 de novembro de 2016

CHEVROLET CAMARO FIFTY

Em sua sexta geração, cupê ficou menor, mais leve, mais tecnológico e traz um 6.2 V8 de 461 cv e 62.9 kgfm que arranca sorrisos.  O Chevrolet Camaro mudou por completo. É um outro carro. O cupê está menor, mais leve, mais potente, mais tecnológico e mais "na mão" do que antes. O esportivo ficou 83 quilos mais leve; só na nova suspensão a perda foi de 12 quilos. A sexta geração do Camaro é construída sobre a nova plataforma "Alpha". Um chassi com 70% de materiais novos e 11 módulos independentes, que traz maior rigidez torcional ao veículo. O aumento de tecnologia jogou o Camaro em uma outra categoria, inclusive no que diz respeito ao preço, já que cada uma das 100 unidades da versão comemorativa Fifty não sai por menos de R$ 297 mil.

  A nova estrutura conta com 43% de aplicação de alumínio e aços de alta resistência (antes eram apenas 19%). Ainda segundo a GM, foram mais de 350 horas de túnel de vento que renderam ao cupê maior poder de downforce, baixo arrasto e mais estabilidade. A linhagem anterior dessa estrutura continua dando vida aos Cadillacs ATS e CTS. Ambos os carros são construídos pela marca na planta de Lansing, em Michigan, nos Estados Unidos. Mas, só o Camaro, por enquanto, faz uso da base renovada.

 Momentos antes de começar o teste, um fiscal me alerta para não deixar de acender os novos faróis baixos (finalmente de xenônio), que compõem um belo visual tendo as invocadas luzes diurnas de led como companhia. É uma assinatura inconfundível. Por sua vez, a traseira exibe as marcantes lanternas duplas de led com efeito 3D. As mudanças são acompanhadas de soluções aerodinâmicas como a adoção de assoalho plano, novas tomadas de ar e aerofólio traseiro maior, mudanças que resultaram em 50% mais downforce (a força do ar que prega o carro no chão), além de menos arrasta.  

Ao entrar na cabine, eu nem me preocupei com a pouca visibilidade que o cupê oferecia, e fui logo prestando atenção no cockpit, agora, mais voltado ao condutor. Para a felicidade dos futuros proprietários, há um exclusivo volante multifuncional de couro de base reta (que nem de longe lembra o do Cruze) e que transmite mais esportividade.

O interior está mais enxuto, sem aqueles mostradores retrôs analógicos de difícil visualização do antigo Camaro, enquanto o freio de mão passou a ser elétrico. Com um desenho que invade as portas, o painel principal traz botões digitais para comandar o aquecimento e refrigeração dos bancos dianteiros e o ar-condicionado digital, que conta com saídas circulares e moduras cromadas que servem para regular a temperatura. O ambiente traz requinte e esportividade.

Após me ambientar, eu me lancei na reta principal do autódromo Velo Cittá, em São Paulo. O número 100 da velocidade apareceu rapidamente no painel digital à minha frente, menos de cinco segundos depois da arrancada. Precisamente? Algo como 4,6 ou 4,7 segundos, embora a GM divulgue 4,2 s.

O mais potente Camaro SS de todos os tempos traz um propulsor 6.2 V8 de 461 cv e 62,9 kgfm emprestado do Corvette Stingray (55 cv e 7 kgfm a mais do que antes), que enche muito rápido e emociona aos que gostam de ouvir um voitão roncando. A impressão é de que o ronco ficou bem mais alto do que antes. "Culpa" do trabalho feito pela marca para canalizar o ruído diretamente do interior da entrada de ar para a cabine através da parede corta-fogo (a que separa a cabine do motor).

O sistema ainda puxa o ar para fora da cabine ajudando ventilação interior quando as janelas estão fechadas, enquanto o ar é sugado diretamente para o motor através do mesmo tubo. É uma sinfonia para os ouvidos! As marchas são trocadas com precisão pelo novo câmbio automático de oito marchas, mas se você quiser escolher o giro das trocas pode clicar nas aletas atrás do volante. Os quatro modos de condução deixam o carro mais manso ou nervoso, personalizando a "tocada".

 O Fifty vem de fábrica com um bonito acabamento interno em dois tons, ar-condicionado digital bizona, bancos de couro com costuras laranjas e emblema da série, duas telas de oito polegadas, uma configurável no computador de bordo e outra no painel central, sensível ao toque, e equipada com sistema Mylink, Android Auto, Apple Car Play, GPS em 3D e comando de voz.

 O console central traz conexão USB e um nicho para carregar o celular por indução. No mais, há exclusiva pintura cinza grafite, faixas e emblemas decorativos no capô, defletor dianteiro na cor do carro e soleiras iluminadas.
A compra de um Camaro, em especial de edição limitada, é totalmente emocional. Mesmo custando bem menos do que outros esportivos alemães. Por outro lado, não dá para negar sua ótima relação preço x potência. Éééé... parece que se depender desse mal encarado aí das imagens os carros autônomos vão ter que esperar mais um pouquinho para privar, muita gente, do prazer ao volante.

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