sábado, 26 de novembro de 2016

Pará Negócios 2016 incentiva otimismo e superação

Com a proposta de potencializar o mercado paraense, a 5ª edição da Feira Pará Negócios apresenta o tema “Otimismo e Superação”. O evento, promovido pela Associação Comercial do Pará (ACP), com apoio da Universidade Corporativa, ocorre entre os dias 1 e 4, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. A feira multissetorial reúne um mix de segmentos em um só lugar: moda, espaço pet, estética, artesanato, tecnologia, dentre outros serviços e produtos distribuídos em 140 estandes. O objetivo é fomentar o mercado local e incentivar as vendas e a geração de negócios neste fim de ano, além de oferecer capacitação para alavancar o setor. 

A expectativa da coordenação é receber cerca de 30 mil pessoas nos quatro dias de programação. O evento recebe o apoio do Conselho de Jovens Empresários (Conjove), Conselho da Mulher Empresária (CME) e do Conselho das Câmaras Setoriais da ACP.

A Pará Negócios é composta por três feiras âncoras: a Pará Fashion Week, que vai apresentar tendências da moda com a realização de desfiles e comercialização das confecções expostas; o Pará BeautyHair, que inclui serviços e produtos para maquiagem e tratamentos faciais, corporais, micropigmentação, terapias holísticas, massoterapia e podologia; e o Pará Estética, coordenado pelo Conselho da Mulher Empresária da ACP, que vai expor as novidades do mercado de estética ao público visitante da feira, além de promover eventos técnicos de atualização científica aos profissionais do segmento de estética.

Uma das novidades que o público da Para Negócios vai encontrar na feira deste ano é o “Natal Encantado”, um espaço de entretenimento e solidariedade, com atrações natalinas e a presença do Papai Noel para divertir as famílias. Além disso, os visitantes vão poder deixar doações para serem entregues a instituições de caridade. Outro ponto importante destacado pelo presidente da ACP, Fábio Lúcio Costa, é a realização de uma reunião com todos os presidentes das associações de todo o interior do Estado no próximo dia 2. Segundo ele, é um momento de discutir as demandas econômicas do Pará.

Capacitação
Paralela a programação da feira, haverá cerca de 60 eventos focados na capacitação profissional, que inclui palestras, workshops, oficinas e talkshows. Para o presidente da ACP, a capacitação é um momento muito importante na feira, sobretudo no atual momento que o Brasil enfrenta. “Nesse momento adverso da economia, precisamos estar sempre se preparando. Na crise é que aproveitamos as oportunidades para tentar superar as dificuldades. 

A capacitação vem com foco forte nesse sentido, de rejuvenescer nossa capacidade de continuar empreendendo e inovando. Somente assim vamos sair dessa situação que estamos. Com a análise desses últimos tempos, percebemos que era necessário fazer algo voltado para uma agenda positiva em que a superação e o otimismo são focos. Queremos durante a feira não falar em crise, pelo contrário, falar em negócios”, deseja.

Segundo o presidente do Conselho das Câmaras Setoriais Alberto Villar da Silva Pantoja, as 15 câmaras que compõem a ACP estão ligadas diretamente as programações técnicas, ou seja, de capacitação. O papel das instituições dentro da feira é realizar cursos que estão dentro do tema da Feira Pará Negócios, como a palestra “como se tornar otimista no cenário em que se vive”. “As câmeras, por serem de áreas distintas, conseguem gerar uma visão diferenciada. Uma das palestras é ‘Consciência do Ótimo’, pois sabe-se que as pessoas têm um grande entendimento de crises e uma baixa consciência para as coisas boas. O curso vai questionar esse ponto. As câmaras assumiram a temática superação e otimismo para mostrar a sociedade que é possível ter uma visão inovadora para sobreviver”, pontua Alberto Pantoja.

A presidente da Universidade Corporativa da ACP Maria de Nazaré do Vale Soares explica que vão haver cursos de diversas áreas, como segurança do trabalho, eventos e educação. A proposta, segundo Maria, é tornar toda programação técnica diversificada, para atender todos os públicos da feira. “Queremos dar oportunidade para os mais diversos visitantes”. A importância desse momento é que o público sai do evento com mais conhecimento. Esperamos que esta edição seja produtiva e tão melhor como os anos anteriores”, deseja.

PROGRAMAÇÃO
A Feira Pará Estética, que ocorre durante a Pará Negócios, vai incluir a realização de diversos congressos do segmento. Entre eles estão o 1º Congresso Internacional de Estética Aplicada Pará 2016, evento âncora da programação científica, que vai reunir palestrantes referências no Brasil e no exterior. A exposição em formato de feira deve receber em torno de 2 mil visitantes para conhecer o trabalho de cerca de 30 expositores locais e nacionais, entre fabricantes, distribuidores, franquias e instituições de ensino. 

“A expectativa da coordenação é receber mais de mil participantes, entre estudantes e profissionais da área”. É importante frisar que os eventos técnicos de atualização científica vão fornecer certificados ao final de cada evento, que com certeza vão contribuir para a qualificação e crescimento profissional dos profissionais de estética”, explica coordenadora do Pará Estética 2016 Andrea Noronha,presidente do Conselho da Mulher Empresária.

Os negócios relacionados à estética não param de crescer. Segundo Andrea Noronha, é um setor que apresenta evolução constante, mesmo com altos e baixos da economia nacional. Mas o mercado de estética e beleza também apresenta suas peculiaridades e a área exige conhecimentos específicos por parte de seus gestores e administradores, assim como de futuros empreendedores. 

Por isso a Pará Estética 2016 traz o 4º Fórum de Negócios de Beleza Pará 2016, em parceria com o Sebrae, que vai reunir diversos palestrantes entre especialistas, empresários de sucesso e personalidades da área. Já a Feira Pará BeautyHair2016 tem o objetivo de potencializar o mercado de beleza no Pará, com foco no segmento profissional da estética capilar, barboterapia e esmaltaria. 

A equipe da feira vai trazer programação inovadora com oportunidades de negócios e capacitação para alavancar o setor. A organização espera receber aproximadamente 10 mil profissionais dessa área de atuação. A Pará Fashion Week também promete ser um dos destaques na Feira Pará Negócios. (Marcia Mendes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário