segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Procura é grande por vagas na rede de ensino no primeiro dia da pré-matrícula 2017

Com o inicio do período de pré-matrícula de novos alunos na rede estadual de ensino para 2017, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) já contabiliza uma grande procura pelas vagas. Somente das 9 às 12 horas desta segunda-feira (14), 2.214 estudantes foram pré-matriculados no primeiro dia da pré-matrícula. Até o começo da tarde, já eram quase 3 mil alunos pré-matriculados nas escolas estaduais. Os estudantes e pais ou responsáveis por alunos interessados em ingressar na rede estadual podem providenciar a pré-matrícula por meio do Portal Seduc (www.seduc.pa.gov.br), a qualquer hora, ou pela Central de Atendimento (0800 280 0078 GRÁTIS) , das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, até o dia 1º de janeiro de 2017. A Seduc oferta 250 mil vagas para novos alunos. Nos finais de semana e feriados, o atendimento ao público será mantido no Portal Seduc.

Para realizar a pré-matrícula pela internet ou pela Central de Atendimento os interessados devem informar os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e endereço completo. Também é preciso informar se é atendido por algum programa social, como Bolsa Família, ou se recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), no caso de alunos com deficiência.

“É importante que os responsáveis pelos estudantes não deixem para o último momento para garantirem a reserva de vaga para seus filhos. Nos últimos dias, a procura é muito grande, o que acaba deixando o sistema mais lento”, orientou a coordenadora de Matrícula da Seduc, Suely Domont.

Confirmação - Para confirmar a matrícula, fase mais importante do processo, os alunos ou responsáveis deverão comparecer à escola na qual se inscreveram, no período de 2 a 4 de janeiro, portando os seguintes documentos: Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia); Histórico Escolar ou ressalva (original); Comprovante de residência (cópia); duas fotos 3x4 (idênticas e recentes); Certificado (original e cópia) ou Atestado de Conclusão do Ensino Fundamental (original e cópia) para os alunos que cursarão o Ensino Médio; Comprovante de trabalho para o aluno do período noturno.

A confirmação de matrícula de novos alunos com deficiência será feita no dia 2 de janeiro, mediante a apresentação dos documentos obrigatórios, e de documento que comprove a deficiência do estudante. A não apresentação deste documento não impede o aluno de efetivar a matrícula.

O dia 3 de janeiro está reservado para a confirmação de matrícula dos novos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Fundamental. No dia 4 será a confirmação de matrícula dos estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio Regular e 1ª e 2ª etapa do EJA Médio. De 12 a 13 de janeiro será efetuada a matrícula, na própria escola, de novos alunos sem a pré-matrícula e de estudantes com deficiência.


Para os alunos que já fazem parte da rede estadual, a rematrícula é automática. O processo de remanejamento e transferência desses alunos será realizado a partir do resultado final do ano letivo de 2016, previsto para o final de fevereiro. O início do ano letivo de 2017 está previsto para o mês de março.
Por Eduardo Rocha - Agência Pará

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