quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Vendas de veículos voltam a crescer em novembro no Pará

O Sindicato das Concessionárias e Distribuidoras de Veículos do Pará e Amapá (Sincodiv) divulgou o balanço das vendas de veículos novos no Pará, no mês de novembro. Ao todo, foram comercializadas 8.077 unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros, contra as 6.378 unidades, em outubro. Na comparação com outubro, o volume representou um crescimento de 26,64%. No acumulado do ano, a soma de todos os segmentos aponta para uma retração de 26,27% na comparação com o mesmo período de 2015.
 Depois de passar por alguns meses amargando quedas consecutivas, em novembro o licenciamento de veículos zero-quilômetro voltou a crescer na comparação com o mês anterior. Com isso, de janeiro a novembro, os emplacamentos de automóveis, por exemplo, somam 2.162 unidades, um fôlego de 21,80% no crescimento das vendas, ante o resultado de outubro. 

Entre as motos, o aumento é maior, sendo o setor que apresentou o maior crescimento nas vendas, com 4.945 comercializadas, representando 32,11%.
Para o presidente do Sincodiv, Leonardo Pontes, “é natural que os últimos meses do ano aqueçam o setor, por conta do 13º salário, mas isso também representa que as vendas estão se fortalecendo. Esperamos um 2017 de recuperação".

No entanto, se comparado com novembro do ano passado (10.359 unidades), houve queda de 22,03%. O setor de ônibus, que em outubro apresentou um grande crescimento, foi o que obteve o maior percentual negativo em novembro, com queda de 53,66%.
Belém se destacou novamente nos setores de automóveis, comerciais leves, caminhões e motos e o município de Parauapebas obteve a maior venda de ônibus, com 26,32%.
Matheus Freire - Estagiário


Nenhum comentário:

Postar um comentário