terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Candidatos paraenses comemoram aprovação no Sisu 2017

Os resultados da primeira edição de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram divulgados ontem segunda-feira (30), no portal do sistema. Ao todo, foram oferecidas mais de 230 mil vagas de graduação em universidades, institutos de tecnologia e centros tecnológicos federais e estaduais em todo o Brasil. Os resultados tomam como base a nota dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Para vários estudantes paraenses, hoje foi dia de comemorar a tão desejada aprovação em uma universidade pública. 

 Foi o caso de Beatriz Sayuri Ishigaki, 16 anos, aprovada em 1º lugar pelo Sisu na Universidade Federal do Pará (UFPA). “É uma sensação única, afinal, eram muitas pessoas para poucas vagas. Sinto-me privilegiada e muito feliz!” comemora a jovem estudante.
 
 Apesar da pouca idade, Beatriz já sabe muito bem qual caminho pretende seguir. “Eu sempre quis fazer medicina, e estudei muito pra isso. Eu estudava de quatro a cinco horas por dia e me dedicava bastante aos estudos nesse período, mas não deixei de fazer o que gosto, como me divertir, ver filmes, dormir bem, etc. Eu apenas equilibrei meu tempo para conseguir me dedicar ao Enem” conta Beatriz, que obteve as pontuações de 960 em Redação e 980 em Matemática no exame.

Quem quer repetir o feito de Beatriz precisa se dedicar: nos últimos três anos, as pontuações dos aprovados em primeiro lugar na UFPA foram acima dos 900. Confira no gráfico abaixo:
Quem vê o ótimo desempenho de Beatriz pode até pensar que ela não tenha dificuldades nos estudos, mas não é bem assim. “As áreas das ciências humanas sempre foram uma dificuldade pra mim, mas tive ótimos professores que me ajudaram muito. Eu venho fazendo o Enem desde o primeiro ano do ensino médio, e isso foi ótimo para me ajudar a conhecer a prova e me preparar. Esse ano, eu me dediquei bastante à matemática e fiz um curso específico de redação, onde treinei escrevendo duas vezes por semana“ comenta a estudante.


Para Vitória Amorim, 18 anos, o segredo do sucesso é não desistir de seus objetivos. “No ano passado eu cheguei bem perto, mas não consegui passar. Esse ano eu estou muito mais madura e aprendi a lidar com o fato de que nem sempre vai ser como a gente quer. Foi um ano de muito aprendizado e amadurecimento pessoal” comenta a estudante aprovada em 3º lugar no curso de Psicologia da UFPA.

Com uma rotina de estudos de quatro horas por dia, Vitória conta que o cansaço foi o principal inimigo que ela teve que derrotar para conquistar seu sonho. “A maior dificuldade foi o cansaço acumulado desde o convênio e as coisas que a gente tem que abdicar, como sair com os amigos e tudo mais”. Contudo, a estudante fez questão de dizer como tudo valeu a pena no final. "É muito gratificante! Ver um resultado tão bom de algo que eu queria tanto e ter toda a minha família e amigos que me apoiaram tanto comemorando comigo... Com certeza é a melhor sensação!” finaliza Vitória, emocionada.

Matrículas

Vitória, Beatriz e os outros candidatos aprovados devem realizar a matrícula nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro, nas instituições em que querem estudar. Os candidatos que não tenham sido selecionados, podem também participar da lista de espera. Para isso, é preciso acessar o Sisu de 30 de janeiro a 10 de fevereiro para registrar interesse na vaga. Os resultados serão publicados pelas próprias universidades, a partir do dia 16 de fevereiro. (ORM News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário