terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Lutadora paraense inspira e ganha papel em novela da Globo

Ver lutadores de MMA (Artes Marciais Mistas, na tradução para o português) em filmes tem sido cada vez mais comum. Porém, a paraense de Abaetetuba, Érica Paes, protagonizou um caso curioso. A lutadora serviu de inspiração para a nova novela da Globo 'À Flor da Pele', treina a protagonista Paolla Oliveira e ainda ganhou um papel na trama. Érica ganhou projeção nacional no universo das lutas após ser a única a derrotar Cris Cyborg, campeão no peso-pena do Invicta FC até hoje. No entanto, a paraense passou a conviver com lesões que a afastaram das lutas profissionais. Foi quando ela se dedicou a arte de ensinar, principalmente mulheres, a como se defender. No Pará, ela tem um projeto em parceria com a Fundação Pro Paz no projeto 'Eu Sei Me Defender', com aulas gratuitas para mulheres vítimas de violência.

 'Diante da triste realidade dos altos índices de violência contra mulheres, sempre tive vontade de repassar meus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos. Já fui vítima de violência doméstica e de duas tentativas de estupro que, felizmente, foram frustradas devido ao meu conhecimento técnico marcial. Vi no projeto uma oportunidade de ensinar essas técnicas para que outras mulheres aprendam a se defender também', afirma.

Ao mesmo tempo, Érica avançou nas lutas e foi a primeira mulher a integrar a BTT (Brazilian Top Team) e também faz parte da mesma equipe do lendário Anderson Silva, a XGYM. O reconhecimento tornou Érica requisitada inclusive no meio artístico para oferecer aulas. Aliás, ela é prima da atriz Dira Paes, mas garante: 'Estou aqui por conta do meu suor. Sempre tive apoio da família, mas conquistei porque lutei para isso', frisou.

A proximidade com o meio permitiu que sua história de superação na vida chegasse à autora Glória Perez, que escreveu a novela e colocou a musa no elenco como coadjuvante de Paolla Oliveira. 'Ela queria uma lutadora para inspirar a criação do personagem, ele pesquisou várias lutadoras e achou minha história de vida mais parecida com o que ela queria para a protagonista. 

Rapidamente eu e ela nos conhecemos, já no dia seguinte (em agosto de 2015). Desde o começo tivemos uma grande sintonia. Glória é uma mulher batalhadora e exemplo de superação, além de uma grande escritora', contou Érica ao SporTV.
A novela 'À Flor da Pele' começará a ser exibida no mês de abril. (ORM News)


Nenhum comentário:

Postar um comentário