sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Prefeito Nélio Aguiar realiza visita técnica no Hospital Municipal

O prefeito, que é médico e conhecedor das demandas da saúde, propôs estudar alternativas para melhorar o fluxo de pacientes no HMS.
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, realizou na manhã desta sexta-feira, 6, uma visita técnica ao Hospital Municipal. O intuito da visita foi analisar as condições estruturais do prédio hospitalar, funcionamento, atendimento, fluxo de pessoas e partir das constatações, traçar um planejamento que vai nortear as ações do novo governo. O secretário de saúde, Dr. Edson Filho e a diretora geral do HMS, Dra. Ilmara Mudy acompanharam a verificação.
 

Numa avaliação inicial, foi constatada a falta de equipamentos e excesso de pacientes. O prefeito, que é médico e conhecedor das demandas da saúde, propôs estudar alternativas para melhorar o fluxo de pacientes no HMS. “Temos pacientes que têm condições clínicas de aguardar na própria casa o surgimento de vaga para o Hospital Regional. Não precisa ficar aqui, seis, dez dias, ocupando leito, com macas acumulando no corredor à espera de liberação de leitos. Não adianta ficar aqui só tomando soro. Temos que organizar o funcionamento do Hospital, em todos os setores. Ter normas claras, seguir os padrões recomendados pela Anvisa. Precisamos organizar o fluxo de pacientes. Sabemos que não é apenas recurso, é organização e fluxograma de atendimento”, defendeu Nélio Aguiar.

Devido a unidade receber muitos pacientes de outros municípios da região, o secretário de saúde destacou que já está agendada uma reunião com os representantes da saúde de outras cidades para tratar de questões relacionadas ao Tratamento Fora do Domicílio (TFD). “O Hospital Municipal acaba sendo uma hospedagem de pacientes de outras cidades. Temos agora uma reunião com a Sespa e com secretários de outros municípios próximos para começarmos a definir essa situação. Porque tem muitos pacientes que não precisava estar aqui”, afirmou Dr. Edson Filho.

A nova diretora do HMS, Dra. Ilmara Mudy ressaltou uma novidade no quadro de funcionários que vai colaborar com os serviços do hospital. “É o primeiro governo que estamos tendo um engenheiro no hospital para solucionar essas coisas de uma maneira preventiva para que não aconteça de termos leito quebrado, falta de cadeira de rodas, falta de equipamentos como respirador e monitor cardíaco que são equipamentos vitais. É o segundo dia apenas e pretendemos trabalhar para solucionar esses problemas”, enfatizou a diretora.

Prefeitura de Santarém
Assessoria de Comunicação (Ascom)
Karla Lima - coordenadora da Ascom -(93) 99185 - 3089
Ailanda Tavares - Ascom/PMS - (93) 99164 - 9484

Nenhum comentário:

Postar um comentário