terça-feira, 11 de abril de 2017

Cirurgias bariátricas já são realidade no Hospital Regional de Santarém

A jovem Andréia Freitas, de 25 anos, foi uma das quatro pessoas que passaram por cirurgia bariátrica (redução de estômago) no Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, oeste paraense. Em caráter piloto, esses foram os primeiros procedimentos realizados no Oeste do Pará. A partir da experiência, será feita uma análise sobre os resultados alcançados para verificar a implantação de um programa definitivo. Foram realizadas três cirurgias no dia 31 de março e uma em 2 de abril. Andréia conta que buscou essa alternativa por conta dos problemas de saúde causados pela obesidade. “Eu estou com muita expectativa pelo resultado. Ainda estou em recuperação, mas eu quero tudo novo na minha vida.

 Eu recorri à cirurgia porque estava precisando, a minha saúde estava debilitada. Até mesmo o médico disse que eu não poderia ter filho com o peso que eu estava”. A jovem pesava 116 quilos. A meta, agora, é emagrecer 50 quilos.

O cirurgião Alberto Tolentino ressalta a importância do procedimento para a qualidade de vida. “Nós temos uma grande demanda de pacientes obesos e que apresentam também doenças relacionadas. Agora, com esse procedimento, eles poderão, se não tiverem a cura, ter as patologias amenizadas. 

E, com o resultado da cirurgia e o emagrecimento dos pacientes, voltarão a ter uma vida social melhor, melhorando, assim, a qualidade de vida”, fala o médico que participou dos procedimentos. As cirurgias foram consideradas bem sucedidas pela equipe médica. A internação pós-cirúrgica não demorou mais do que dois dias.

A realidade brasileira é preocupante quando o assunto é obesidade, já que mais da metade da população está acima do peso. Cerca de 20% desse público apresenta algum nível de obesidade. Essa situação favorece o surgimento de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, problemas nas articulações, infertilidade e câncer, entre outros. (Joab Ferreira/Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário