quarta-feira, 12 de abril de 2017

Regional de Santarém abre programação da Semana da Páscoa e lança projeto para crianças em tratamento

As crianças que realizam tratamento oncológico no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), ganharam uma programação especial ontem terça-feira, 11/4. O evento abriu a Semana de Páscoa na unidade. Durante parte do dia, as crianças que estiveram no hospital para consultas, puderam desfrutar de um clima de descontração e alegria, com brincadeiras, músicas, distribuição de chocolates e até show de mágica. O evento surpreendeu as crianças e os pais. “Isso deixa o tratamento mais leve. A criança fica mais tranquila, desinibida. Tudo o que fazem em relação ao tratamento, é bom”, diz Adriana da Silva, mãe do G.L.V., de oito anos. “Eu estou bem no tratamento. Eu gosto de brincar no hospital, tem muita coisa para fazer”, conta o menino.
 Prestar atendimento humanizado é uma das principais preocupações do Hospital Regional de Santarém - gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). “Para qualquer pessoa, obter um diagnóstico de câncer já é uma situação bem complexa, mas, quando uma família tem a notícia de que o filho foi diagnosticado com câncer, é muito mais complicado. 

É por isso que temos de pensar no paciente em todos os seus aspectos: físico, mental, psicológico, social e até espiritual”, fala o diretor-geral do HRBA, Hebert Moreschi.
O Serviço Social do Comércio (SESC), a Polícia Militar e o Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) contribuíram com a programação da unidade.

Alegria e Oncologia
Aproveitando a data, além de realizar a programação festiva, aconteceu o lançamento do projeto “Alegria e Oncologia no HRBA”, que se propõe em promover atividades lúdicas às crianças em atendimento no Ambulatório de Oncologia. O projeto - realizado em parceria com o Iespes - também tem objetivo de repassar orientações de higiene.

A ação ocorrerá mensalmente, envolvendo todas as crianças que realizam consultas oncológicas na unidade, mas que não estão internadas. “O ‘Oncologia e Alegria’ tem a finalidade de tornar o hospital mais agradável e receptivo. Desta forma, a criança percebe que existem várias pessoas comprometidas e ao lado dela para que o tratamento tenha continuidade. Assim, os resultados são muito melhores”, finaliza Hebert Moreschi.

Páscoa no HRBA
A Páscoa será comemorada no próximo domingo, 16/4, e o HRBA está realizando uma programação especial para os usuários e colaboradores ao longo desta semana. Nesta quarta e quinta, 12 e 13, serão entregues cestas de Páscoa aos pacientes renais crônicos. Na manhã de quinta será realizado um culto ecumênico na capela. À tarde, será realizada a caça aos ovos de Páscoa na Brinquedoteca. Ao longo do dia, a dieta será especial para as crianças internadas no hospital. (Pró-Saúde - Joab Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário