
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará (Sejudh), através do projeto “Cidadania Itinerante em Ação”, realizará atendimento de promoção à cidadania à população indígena da região. Serão emitidos vários documentos, entre eles, carteiras de trabalho e de identidade por dia, totalizando 180 carteiras de trabalho e 800 carteiras de identidades. Durante a ação, a Defensoria Pública, em parceria com o cartório local e com a Secretaria de Assistência, Renda e Trabalho (Seaster), vai emitir certidões tardias dos indígenas.
Para a diretora de eventos da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Ana Julia Chermont, a Semana dos Povos Indígenas vai contribuir com a realização dos próximos Jogos Tradicionais Indígenas do Pará, evento que é realizado pela Seel: “Algumas das etnias que estarão presentes na Semana já participaram dos jogos. Vamos poder conversar e ouvir sobre o que eles acharam dos eventos anteriores e como podemos melhorar os próximos”, pontua Ana Julia Chermont.
Na ocasião, o coordenador da educação indígena da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Mydjere Kaiapó, lançará o programa de formação de professores indígenas para o ensino médio regular, além de abordar o tema "Educação Escolar Indígena: protagonismo indígena e autonomia” durante palestra. A programação acontecerá na Câmara Municipal de São Félix do Xingu, de 14h as 15h20, no dia 18 de abril.
Através do projeto Biizu, a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) estará presente com duas oficinas: uma de audiovisual e a outra de fotografia. Elas serão ministradas pelo cinegrafista Thiago Souza e pelo fotojornalista Sidney Oliveira.
Por Bianca Teixeira - Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário