sábado, 15 de abril de 2017

São Félix do Xingu é palco da Semana dos Povos Indígenas

Começou neste sábado, 15, e segue até o dia 19 de abril, mais uma edição da Semana dos Povos Indígenas, na cidade de São Félix do Xingu, no sudeste paraense. Durante uma semana, as etnias Kayapó, Tembé, Gavião, Wai Wai, Kuxuyana, Xikrin, Guajajara, Parakanã, Surui e Munduruku vão participar de atividades culturais, sociais e esportivas. Instituições estaduais estarão presentes para prestar serviços de saúde e cidadania. Seminários e palestras com as lideranças também fazem parte da programação.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará (Sejudh), através do projeto “Cidadania Itinerante em Ação”, realizará atendimento de promoção à cidadania à população indígena da região. Serão emitidos vários documentos, entre eles, carteiras de trabalho e de identidade por dia, totalizando 180 carteiras de trabalho e 800 carteiras de identidades. Durante a ação, a Defensoria Pública, em parceria com o cartório local e com a Secretaria de Assistência, Renda e Trabalho (Seaster), vai emitir certidões tardias dos indígenas.

Para a diretora de eventos da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Ana Julia Chermont, a Semana dos Povos Indígenas vai contribuir com a realização dos próximos Jogos Tradicionais Indígenas do Pará, evento que é realizado pela Seel: “Algumas das etnias que estarão presentes na Semana já participaram dos jogos. Vamos poder conversar e ouvir sobre o que eles acharam dos eventos anteriores e como podemos melhorar os próximos”, pontua Ana Julia Chermont.

Na ocasião, o coordenador da educação indígena da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Mydjere Kaiapó, lançará o programa de formação de professores indígenas para o ensino médio regular, além de abordar o tema "Educação Escolar Indígena: protagonismo indígena e autonomia” durante palestra. A programação acontecerá na Câmara Municipal de São Félix do Xingu, de 14h as 15h20, no dia 18 de abril.

Através do projeto Biizu, a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) estará presente com duas oficinas: uma de audiovisual e a outra de fotografia. Elas serão ministradas pelo cinegrafista Thiago Souza e pelo fotojornalista Sidney Oliveira.
Por Bianca Teixeira - Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário