
A realização do campeonato foi garantida, mais uma vez, com a ajuda decisiva do Governo do Estado, que em um esforço conjunto entre vários órgãos, destinou mais de R$ 6 milhões em patrocínio ao campeonato estadual de futebol. “Se não fosse o Governo do Estado, os clubes teriam que pagar para jogar e seria praticamente inviável a realização desse Parazão. Graças a esse apoio, conseguimos custear essas despesas com viagens e aliviar os clubes”, disse Adelson Torres, presidente da Federação Paraense de Futebol.
O Banco do Estado do Pará (Banpará) manteve o valor investido no ano passado, reafirmando-se como o principal patrocinador da competição, com R$ 3.400.800,00. Por isso, o campeonato paraense deste ano ganhou o nome de “Parazão Banpará 2017”, ou “Banparazão 2017”, como foi carinhosamente chamado por torcedores e dirigentes.
Além do orgulho por ter “batizado” o Parazão deste ano, o Banpará comemora os resultados positivos dentro e fora de campo. “Investimos em um campeonato que mais uma vez integrou várias regiões do Estado, trouxe muita gente às arquibancadas e gerou muitos postos de trabalhos diretos e indiretos”, disse a chefe do núcleo de comunicação do Banpará, Wilma Soares.
TV Cultura
Pelos direitos de transmissão exclusiva dos jogos, como já ocorre há sete anos, a TV Cultura do Pará destinou R$ 2.956.800,00 para o campeonato. Desse total, 20% premiaram os melhores em campo - com R$ 224 mil para o primeiro lugar, R$ 168 mil para o segundo, R$ 112 mil para o terceiro e R$ 56 mil para o quarto colocado.
Além disso, mais de 120 profissionais da Cultura foram envolvidos na transmissão do campeonato para 115 municípios do Pará, por meio da TV, Rádio e Portal Cultura. As novidades deste ano foram a transmissão dos jogos com qualidade em HD desde a primeira rodada e o “Meio de Campo 3.0”, um informativo diário sobre o Banparazão, veiculado na rede social Facebook.
“Em alguns jogos, tivemos 20 mil acessos simultâneos de nossas transmissões, pelo YouTube. Isso é muito bacana, porque mostra que o nosso trabalho extrapola as ondas de rádio e o sinal de televisão. Temos o feed back de gente que está assistindo de todos os cantos do mundo”, destacou a presidente da Rede Cultura de Comunicação, Adelaide Oliveira.
Terceiro colocado no Banparazão 2017, o Independente de Tucuruí vai usar os R$ 112 mil recebidos pela premiação da TV Cultura para saldar salários dos jogadores e já começar a arrumar a casa para a disputa da Copa do Brasil 2018. “Se não fosse o Governo do Estado e seu apoio financeiro, o Independentre não teria existido nesse campeonato”, ressalta o presidente do clube de Tucuruí, Deley Santos.
Por terem maior número de jogos transmitidos pela TV Cultura, Remo e Paysandu receberam, cada time, R$ 786.508,80. Com quase um milhão de reais nos cofres do clube garantidos pelo esforço do Governo do Estado, entre patrocínio e cotas de televisionamento, o Clube do Remo, apesar do vice-campeonato, respira aliviado.
Graças a um acordo com o Tribunal Regional do Trabalho, feito em 2015, pelo então presidente azulino, Pedro Minowa, o Remo vem usando 100% do valor recebido pelo Governo para o pagamento de dívidas trabalhistas com ex-jogadores e funcionários. “Esse apoio do Governo do Estado vem sendo fundamental para amortizar essa dívida, que era de 11 milhões de reais e hoje é pouco mais de 6 milhões”, destacou o diretor de futebol do Remo, Marco Antônio Pina.
Como clube campeão do Banparazão 2017, o Paysandu recebeu R$ 212.889,60, que vão ajudar no planejamento estratégico do clube para o decorrer do ano, no qual o clube disputará até dezembro o campeonato brasileiro da série B. “Ficamos muito felizes por mais essa parceria com o Governo do Estado e gerar ainda mais retorno e visibilidade à Funtelpa. Agradecemos pela parceria e esperamos continuar merecedores dela”, destacou o vice-presidente do Paysandu, Ricardo Gluck Paul.
Por Syanne Neno - Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário