sábado, 24 de junho de 2017

Caravana Pro Paz realiza 2.796 atendimentos em Primavera

O Governo do Pará garantiu 2.796 atendimentos aos moradores de Primavera, município localizado no nordeste do estado, em ação do Pro Paz Cidadania realizada nos dias 22 e 23 de junho, no Ginásio Municipal Dr. Almir Gabriel. Foram emitidos 885 documentos de Registro Geral (RG), 113 Identidades Jovem (Id Jovem), 116 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), 435 encaminhamentos para Certidão de Nascimento e 319 assessorias jurídicas, além de 928 fotografias 3x4. Uma parceria entre a prefeitura local, que apoiou a ação, também ofertou emissão de Cadastro de Pessoa Física (CPF) por meio dos Correios.

O agricultor Raimundo Souza, 45, foi um dos beneficiados com a ação que percorre o Pará desde o início deste mês. Ele mora na Vila Jabaroca, há 15 km de Primavera. “Ouvia falar no Pro Paz pela televisão, mas não sabia que movimentava uma multidão de profissionais para atender a gente. Eu só tenho a agradecer ao governo por se fazer presente na nossa região com esses serviços tão importantes”, observou.

Honorata Gaia, 81, que precisa da ajuda de cadeira de rodas para se locomover, chegou à ação com seus filhos e conseguiu regularizar sua Certidão de Nascimento e RG. “Muito obrigado por virem até nós. O sentimento é este, o de gratidão”, declarou a aposentada.
Outro beneficiado foi João Assis, de 80 anos, morador do bairro Leitelândia. “Graças ao governo tirei minha identidade nova. Toda equipe de profissionais está de parabéns por nos receber tão bem”, declarou o idoso.

A juventude marcou presença em todas as áreas da ação. Foi o caso de José Neto, 17, que se deslocou de Capanema em busca da primeira carteira de trabalho. “Na maioria dos locais há muita demanda e muita burocracia. Aqui peguei uma senha, esperei minha vez e resolvi tudo só num dia. Projetos como este só vem contribuir com a nossa região”, destacou.
Outra adolescente atendida foi Vanessa Maria da Silva, 17. 

“Meus documentos oficiais estão em dia, mas vim em busca da Id Jovem, que pode nos beneficiar com muita coisa boa”, contou. A identidade foi lançada oficialmente no Pará na tarde de quarta-feira, 21, em Belém, e reuniu gestores das esferas municipais e estaduais do Pará, além do Secretário Nacional da Juventude (SNJ), lideranças da juventude paraense e estudantes da rede pública de ensino.

Para a prefeita Renata Sousa, com o Pro Paz Cidadania na região, o Governo do Pará valoriza o ser humano e garante a efetividade dos seus direitos. “Eu só tenho a agradecer, em nome da população de Primavera, pois o Cidadania é um programa importante, que garante o social. A partir do momento em que nossa gestão assinou o pacto por um Pará Sustentável junto ao governador do Estado, eu tenho certeza que ele está cumprindo o que foi firmado, trazendo benfeitorias à nossa cidade”, avaliou.

“Podemos considerar a ação em Primavera um sucesso, graças às parcerias firmadas entre Fundação Pro Paz, Secretaria de Assistência Social, Trabalho Emprego e Renda (Seaster), Polícia Civil, Defensoria Pública do Estado do Pará, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), além do apoio da prefeitura local. Nossa expectativa é continuar servindo ao público da melhor forma possível nos próximos municípios”, explicou Roberto Oliveira, do Pro Paz Cidadania, que coordenou a ação na cidade.

A caravana já passou por Bragança, Augusto Corrêa e Tracuateua, ente entre 11 e 20 de junho. Neste domingo e segunda, o Pro Paz Cidadania chega ao município de Quatipuru e nos dias 28 e 29 a caravana segue para São João de Pirabas. As ações ocorrem até o mês de outubro deste ano em cidades de todas as regiões do Pará.
Por Nil Muniz - Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário