quarta-feira, 28 de junho de 2017

Governador Simão Jatene visita obras no bairro Curió-Utinga

O governador Simão Jatene visitou na manhã de ontem terça-feira (27) as famílias que vivem nas ruas Arara, Pantanal, Ceará e a Buiussuquara, no bairro do Curió-Utinga, em Belém. A área, localizada ao lado do Parque do Utinga, está recebendo obras de infraestrutura resultantes de uma ação articulada entre diversas secretarias estaduais que vem atuando na promoção do desenvolvimento sustentável da comunidade. No total, duzentas famílias estão sendo diretamente beneficiadas.
As ligações de água e esgoto estão sendo finalizadas e a pavimentação já chegou à maior parte daquela área. Na ocasião, o governador destacou a visita que fez ao local antes do início das obras. “Eu estava visitando o Parque do Utinga quando me deparei com a situação difícil em que viviam as pessoas aqui”, lembrou Jatene, que no mesmo dia se reuniu com os moradores para uma conversa.

“O pedido da maioria era para que tentássemos melhorar o acesso das pessoas. Fico feliz de voltar aqui e ver essa área transformada em um espaço de vida digna”, avaliou o governador, ao defender que a mudança só foi possível graças à colaboração de todos. “Isso é resultado do esforço dos moradores por essa articulação entre governo e sociedade. 

Quando nos unimos, todos saem ganhando”, afirmou Simão Jatene, que acredita que a intervenção governamental na área pode servir de modelo a ser replicado em outras áreas.
Algumas casas precisaram ser recuadas para dar espaço às calçadas e à interligação entre as ruas. As famílias que precisaram modificar seus imóveis foram beneficiadas com o programa Cheque Moradia para que pudessem fazer as alterações necessárias. 

As famílias que moravam em casas de madeira ou sem condições de moradia, também receberam o benefício, foi o caso Renata Rocha, que mora em uma casa de apenas um compartimento.

“Minha casa é de madeira e não tem banheiro. Tenho que usar o banheiro da minha mãe. Agora, finalmente, vou poder ter uma casa boa para morar”, comemorou Renata, afirmando que a vida de todos na comunidade melhorou bastante após a pavimentação das ruas. “A gente pisava na lama e agora não passamos mais por isso. 

Hoje em dia a temos uma infraestrutura, esgoto, água encanada, enfim, já está tudo bem bacana para gente”, reiterou.
Vanessa Carvalho mora há mais de 20 anos na passagem Buiussuquara, última rua a receber pavimentação, de acordo com o cronograma do projeto. Para ela a obra, mesmo antes de ser concluída, já reflete positivamente no dia a dia da comunidade. “É um trabalho que beneficia muita gente. Além do que está pronto, também vamos ter uma pracinha para as crianças e muito espaço livre para a gente aproveitar. Estou muito feliz com tudo isso”, garantiu a moradora.

Esther Castaneira, do setor de arquitetura da Casa Civil, explicou que o governo pretende desenvolver um projeto sustentável, com melhores condições de moradia, e com oportunidades de geração de emprego e renda. “Pretendemos criar um ponto de encontro para a comunidade. Além da praça com brinquedos para crianças, teremos uma horta comunitária, espaço para uma feirinha local, e carramanchões com flores e jardins, para deixar o espaço agradável”. 

O projeto inclui, ainda, um estacionamento para carros, para que os veículos não circulem pelas ruas estreitas, deixando- as livres para as crianças brincarem.
Em parceria com uma empresa particular, vamos providenciar para que todas as casas tenham as fachadas pintadas. Os próprios moradores vão escolher as cores e pintá-las. “A empresa vai entrar com o material para a pintura e o governo vai ofertar o treinamento para os moradores. Assim vamos fazendo tudo juntos”, revelou Esther Castaneira.
Por Dani Filgueiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário