sábado, 17 de junho de 2017

Governo entrega Unidade Integrada de Polícia em Oriximiná

O município de Oriximiná, no oeste do Pará, ganha neste sábado (17) a sua primeira Unidade Integrada de Polícia (UIP). Para que a antiga delegacia passasse a abrigar as novas instalações foram investidos R$ 1.384.453,57, que incluem as obras de reforma do prédio e aquisição de mobiliário e equipamentos de informática.
 A entrega da nova UIP será feita pelo vice-governador do Estado, Zequinha Marinho, em substituição ao chefe do Executivo Estadual, Simao Jatene, que por recomendação médica, após a realização de exames de rotina em um hospital de Belém, na última sexta-feira (16), precisará fazer uma avaliação complementar neste sábado.

Como a viagem ao município já estava programada e obra pronta para começar a atender a população, a determinação do governador foi para que a inauguração e a programação fossem cumpridas normalmente pela equipe de governo. Em breve, uma nova agenda para a região será marcada.

Para o diretor de Polícia do Interior, delegado João Bosco Rodrigues, os investimentos na infraestrutura de segurança pública trazem ganhos tanto para a população do município (estimada em 70.071 habitantes pelo Censo do IBGE de 2016), que passa a contar com um melhor atendimento, quanto para o policial e para o servidor administrativo, que passam a dispor de melhores condições para desenvolver seu trabalho.

De 2011 até os primeiros cinco meses deste ano foram entregues 58 UIPs – Unidades Integradas de Polícia e UIPPs – Unidades Integradas Pro Paz em todo o Estado, totalizando mais R$ 72 milhões em recursos investidos.

Ao todo, foram 52 novos prédios construídos, 62 obras de reforma em delegacias, seccionais e unidades integradas, na região metropolitana de Belém e no interior do Estado, e mais quatro de revitalização de prédios que abrigam o Pro Paz Integrado (Altamira, Paragominas, Tucuruí e Santarém). Somente no ano passado foram entregues 21 UIPs e neste ano mais uma.

No último dia 9, o governador Simão Jatene entregou à população de Trairão uma Unidade Integrada de Polícia e ainda as novas instalações da Delegacia de Polícia de Aveiro, também no oeste do Pará. Estão em curso as obras das UIPs de Mocajuba, no nordeste do estado, e de Brejo Grande do Araguaia, no sudeste paraense. A previsão é que ambas sejam entregues no próximo semestre.

A UIP é baseada em um modelo inovador de segurança que tem como alicerce a cultura da paz e a articulação entre o poder público estadual e a comunidade, para o desenvolvimento de práticas de proteção e inclusão social. Essas unidades oferecem, no mesmo espaço, serviços das Polícias Civil e Militar, monitoramento, mediação de conflitos, cartório, reconhecimento e custódia.

Junto com o vice-governador Zequinha Marinho, completam a comitiva de governo que estará em Oriximiná este sábado o secretário de Segurança Pública, Jeannot Jansen, o delegado geral de Polícia Civil, Rilmar Firmino, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Olavo das Neves, além do deputado estadual Junior Ferrari, representando o Legislativo paraense.
Por Bianca Teixeira Agência Para

Nenhum comentário:

Postar um comentário