quinta-feira, 6 de julho de 2017

Infovia em fibra óptica vai ligar 5 municípios da região Rio Capim

Blogs, pesquisas, educação à distância, redes sociais e livros digitais. Esses são os principais interesses dos jovens de Mãe do Rio, na região do Rio Capim, ao usar o ponto de acesso livre à internet que a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) instalou na praça matriz da cidade. “É muito boa a internet daqui. Normalmente uso para acessar as redes sociais. À noite a praça fica cheia, e muitos usam o wi-fi gratuito”, conta Leonara Souza, 15 anos, estudante do primeiro ano do ensino médio.
A região do Rio Capim é a maior produtora de grãos do Pará (respondendo por 40% d produção), com destaque para soja (50%) e milho (30%).

Também é destaque na fruticultura, produzindo 83% da laranja e 33% do maracujá de todo o Estado. Na mineração, a extração de caulim em Ipixuna do Pará e de bauxita em Paragominas é proeminente. Entre 16 municípios da região, sete (Bujaru, Capitão Poço, Concórdia do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Ourém e Paragominas) já fazem parte da Rede de Comunicação de Dados Corporativa do Estado.

As Cidades Digitais mais recentemente implantadas na região são em Capitão Poço e Ourém, atendidas por rádio de alta capacidade. Bujaru, Concórdia do Pará e Irituia também são atendidas por rádio. Os municípios de Mãe do Rio e Paragominas já são atendidos por fibra óptica. “Paragominas já está ligada via fibra graças à parceria com a Hydro, pelo mineroduto”, informa a diretora de Projetos Especiais da Prodepa, Leila Daher.

Os pontos de acesso livre à internet são usados principalmente por estudantes, que aproveitam os benefícios da tecnologia. “Uso o wi-fi da praça para pesquisar e entrar no Facebook, usar o WhatsApp. Tudo que necessita de internet, venho aqui para fazer”, conta o adolescente Junho Guilherme Soares, 17 anos, frequentador assíduo da Praça Sete de Setembro, onde fica localizado o hotzone do Navegapará em Mãe do Rio.

Infovia – Entre as metas do Plano Plurianual (PPA) para a região, está implantar 174 quilômetros de fibra óptica, ligando cinco cidades. Os municípios de Aurora do Pará, Ipixuna do Pará, Mãe do Rio, Irituia e Paragominas serão contemplados com a infovia em fibra óptica, passando pela BR-010. “Já temos esta rota quase toda construída, só falta o trecho entre Ipixuna do Pará e Mãe do Rio, que tem previsão de conclusão até novembro de 2017”, informa Leila Daher.

Em breve, as cidades de Tomé-Açu e Ipixuna do Pará também entrarão na rede de comunicação de dados. Tomé-Açu já fazia parte dela, mas por um problema com o terreno onde ficava a torre, ela deverá ser remanejada para outro local, quando será restabelecida a conexão no município.

Confira o local onde ficam os pontos de acesso livre à internet do Navegapará:
Bujaru – Praça das Bandeiras
Capitão Poço – Praça Alvorada
Concórdia do Pará – Praça Gabriel Penha
Irituia – Praça Alírio Almeida de Moraes
Mãe do Rio – Praça 7 de Setembro
Ourém – Centro Cultural, às margens do Rio Guamá
Paragominas – Praça Célio Miranda e Praça do Ginásio
Tomé-Açu – Praça Ney Carneiro
Por Nátia Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário