sábado, 8 de julho de 2017

TV Cultura do Pará alerta para mudança de sinal em 2018

No dia 30 de maio de 2018 o sinal analógico de TV será desligado em Belém para dar espaço ao sinal digital, que traz melhor qualidade de som e imagem. A mudança também altera a transmissão da TV Cultura do Pará, que opera no canal 2 em analógico e 2.1 em HD na capital paraense.  "Todas as emissoras já se adaptaram à transmissão digital. Aqui na TV Cultura não foi diferente, pois os equipamento já estão funcionamento desde o ano passado. Então só estamos aguardando esse prazo que a Anatel determinou para os telespectadores", explica João Maciel Pinheiro, técnico em manutenção da TV Cultura.Para alertar sobre a mudança, os telespectadores da TV Cultura estão sendo notificados com um "A" nos aparelhos que recebem o sinal em analógico. O usuário que perceber o aviso nas imagens precisa adquirir o conversor digital ou comprar um aparelho que já tenha o conversor. 
"Neste aviso o telespectador é notificado sobre a mudança do sinal analógico para o digital,
mas além disso, a emissora também está colocando no ar informações sobre o desligamento do sinal também", completa João. Por enquanto nada muda para as retransmissoras da TV Cultura no interior do estado.

Mais de 1,3 mil cidades devem estar com o sinal analógico desligado em 2018, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) informou que o desligamento do sinal analógico em uma cidade só ocorre quando o sinal digital atinge, ao menos, 93% dos domicílios daquele município.

Como obter o sinal?
Quem tem TV analógica vai precisar ter um conversor e uma antena digital para continuar a ver as imagens. A Empresa Administradora da Digitalização distribui kits gratuitos, com antena e conversor, aos beneficiários inscritos no Cadastro Único, que participam de programas como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica. Consulte aqui se você está incluído na relação ou ligue para o telefone 147.

Qualidade
A principal mudança será a qualidade de som e imagem do televisor, que terão mais nitidez. Ruídos e interferências, problemas comuns das TVs analógicas, também devem sumir nessa nova tecnologia. Além disso, o sinal digital possibilita mobilidade, ou seja, vai ser possível assistir à TV pelo celular, tablets e demais dispositivos. Outro benefício será a interatividade, já que o telespectador vai poder acessar a internet a partir do aparelho de TV.
Por Bruno Magno - Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário