terça-feira, 1 de agosto de 2017

Amamentação: benefícios para a mãe e o bebê

Nesta terça-feira (1), é celebrado o Dia Mundial da Amamentação, data que visa conscientizar as mulheres sobre a importância do ato de amamentar. A data é comemorada dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre em mais de 100 países entre os dias 1 e 7 de agosto. A amamentação é a principal forma de fornecer os nutrientes necessários ao bebê, além de trazer benefícios para a mãe, como afirma a presidente da Sociedade Paraense de Pediatria ,Vilma Hutim. "Esse contato da mãe com o filho durante a amamentação é de extrema importância para ambos. Os dois se sentem fortalecidos, pois assim como colabora para a formação imunológica da criança, prevenindo doenças para a vida adulta; causa um efeito protetor na mulher contra o câncer de mama, ovários e outras doenças que podem surgir após a gravidez", afirma.

A amamentação também é um momento de descoberta para a mulher, além de fortalecer sua relação com o filho, como relata Letícia Charone, que é mãe pela segunda vez: "Confesso que o ato de amamentar é totalmente diferente do que imaginei. Cada vez é diferente. Senti isso tanto com o Alexis, que hoje está com cinco anos, e agora com a Isabela, de uma semana. Notar as mudanças no meu corpo, ao mesmo tempo que percebo no do meu filho, é algo indescritível. Além de consolidar o nosso vínculo a cada dia", conta.

Porém, algumas mulheres não podem amamentar, mas o leite materno pode ser conseguido em Bancos de Leite mantidos pela saúde pública. No Estado, a Fundação Santa Casa de Misericórdia é a responsável por esse atendimento, em parceria com o Corpo de Bombeiros, constantemente lançam campanhas para que mães com leite excedente não deixem de doar ao banco.

A partir desta segunda, uma programação de mobilização lúdica será realizada na Santa Casa de 8h às 21h, com intervalos. Na quarta-feira (02), ocorrerá um encontro com o tema:  "Juntos apoiando a amamentação para o bem" durante o mesmo horário, no auditório do hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário