quarta-feira, 9 de agosto de 2017

SEMSA AVALIA COMO POSITIVA A SEMANA DO BEBÊ // CURSO DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS

A Prefeitura de Santarém, por meio do setor de Divisão Técnica e Centro de Referência da Criança da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu de 1° a 4 de agosto a “Semana do bebê.” 
Com o tema: “Bebê amado e bem cuidado para um futuro desejado”, as mães participaram de palestras sobre os cuidados na hora da amamentação, o vínculo entre mãe-bebê, a importância do teste do pezinho e demais testes relacionados a saúde e segurança dos bebês. Os profissionais das unidades básicas de saúde também passaram por treinamento com temáticas voltadas para os cuidados com o bebê e a primeira infância. 
  A primeira infância é o período que compreende o nascimento e os primeiros seis anos de vida da criança. No decorrer da Semana, foram disponibilizados atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde- UBS´s e UBSF´s, UMEI´s como teste do pezinho, avaliação antropométrica, avaliação odontológica e atividades lúdicas e educativas.
 
A semana do bebê encerrou na última sexta-feira (04), com um ciclo de treinamentos para médicos e enfermeiros. Ao final, 70 unidades receberam kits para avaliação do desenvolvimento infantil. A coordenação acredita que com os kits ficará mais fácil detectar e tratar o mais precoce possível as doenças que venham apresentar.
 
A coordenação e os profissionais que participaram da programação, avaliaram como positiva e proveitosa a semana do bebê. 
Oito UBS´s em parceria com o Centro Auditivo Tapajós ofertaram teste da orelhinha, beneficiando 270 crianças.
 
Mais informações:
Jéssica Santos- Assessora da Semsa
Contato: 99231-7626/ jessica.oliveira.stm@gmail.com

  FEIRANTES DO TABLADO PARTICIPAM DE CURSO DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
 
Iniciou na tarde de terça-feira (08), mais uma turma do curso de manipulação de alimentos. O curso é promovido pela prefeitura de Santarém, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e tem como objetivo conscientizar a população quanto os riscos de contaminações por meio da manipulação de alimentos baseado na RDC N 216 "Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação".
 
Nesta primeira turma do segundo semestre de 2017, 50 manipuladores que atuam na feira do Tablado estão sendo beneficiados com um ciclo de palestras quanto a maneira correta para manipular alimentos, a higienização pessoal e do ambiente onde o alimento está sendo manipulado.
 
A formação prossegue até está quinta-feira (10), somente no horário da tarde (14h às 20h).
 
De acordo com a coordenação, a mudança no horário é para não interferir no trabalho realizado pelos feirantes no período da manhã.
 
Mais informações
Jéssica Santos- Assessora da Semsa
Contato: 99231-7626/ jessica.oliveira.stm@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário