quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Seduc reconhece desempenho de alunos e educadores

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai reconhecer, mediante certificação, o desempenho de 498 alunos, professores, gestores da rede pública e secretários de educação de vários municípios que se destacaram em 2016, de acordo com os indicadores do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE). Tudo isso é resultado do teste aplicado ano passado em 3.534 escolas estaduais e municipais. A segunda edição do evento de reconhecimento vai ocorrer no dia 20 de outubro, em Belém, quando a Seduc entregará prêmios e o Selo de Certificação do Reconhecimento das Escolas onde os contemplados atuam.
A iniciativa reconhece o desempenho dos estudantes e as boas práticas em sala de aula e de gestão das escolas, que alcançaram metas da educação 2016, previstas no Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Educação Básica, concebido no âmbito do Pacto pela Educação do Pará.

Serão contemplados 498 beneficiários do “reconhecimento”, entre gestores de Unidade Seduc na Escola (USE) e de Unidade Regional de Ensino (URE); diretores de escolas; técnico de referência do SisPAE em 2016; professores de Língua Portuguesa e Matemática e os titulares das secretarias municipais de educação. Serão premiados também 60 alunos de escolas estaduais e municipais de todo o Estado.

Critérios do reconhecimento
Foram obedecidos alguns critérios de classificação, segundo indicadores do SisPAE: escola com a maior taxa de participação de aluno no teste 2016; município com a maior taxa de participação; aluno com maior média de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática; professor da turma com maior média de proficiência; escola com melhor resultado de proficiência; município com melhor resultado de proficiência. Esses critérios constam do Regulamento do Sistema de Reconhecimento.

Outro patamar da educação
“O Reconhecimento Sispae é a consagração de mais uma etapa do esforço que estamos fazendo para colocar a educação paraense em outro patamar de qualidade - a despeito de todas as forças que insistem ir na contramão dos fatos que ganham dimensão a partir do empenho coletivo da comunidade Seduc.

 O Sistema de Avaliação é uma poderosa ferramenta de gestão que nos garante avaliar o avanço da proficiência de estudantes em Língua Portuguesa e Matemática e as boas práticas pedagógicas e gerenciais”, descreve a secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Serruya Hage.

“O Sistema ressalta a amplitude e a complexidade do processo educativo; direciona seu foco para indicadores objetivos e mensuráveis, como a participação e o desempenho dos alunos”, informa Evandro Feio, coordenador do Sistema.

Em 2016, o Sistema avaliou cerca de 390 mil alunos do 4º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio das redes de ensino estadual e municipais distribuídos em 3.534 escolas.
Por Nélio Palheta - Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário