quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Astronauta Marcos Pontes abre Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

João Florenzano, de apenas 7 anos, sonha em ser astronauta e conquistar o espaço. Daniel Prado, de 15, também tem o mesmo sonho e desde cedo se prepara para seguir este caminho. Cristty Santos, de 15, adora astronomia e quer ser a primeira astronauta mulher no Brasil a fazer parte de uma missão espacial. Para dar o primeiro passo, os três fizeram parte do público que compareceu na noite de ontem terça-feira (24) para assistir a palestra do astronauta brasileiro Marcos Pontes na abertura da 8ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Teatro Maria Silvya Nunes.

João aproveitou para vestir a farda completa de um astronauta e surpreendeu Marcos Pontes com perguntas sobre as missões espaciais. “Eu quero ser astronauta porque sou fascinado por isso desde que nasci. Quero fazer um monte de perguntas pra ele”, falou.

Já Cristty sempre sonhou em conversar com um astronauta e disse ser fã numero um de Marcos Pontes. “Sou apaixonada pelo universo e quero trabalhar nessa área”, comentou a estudante. Daniel afirma que se prepara desde cedo estudando para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e está decidido a seguir o exemplo de Marcos Pontes. “Eu tenho um telescópio de onde observo o universo e daqui há três anos pretendo estudar Engenharia Aeroespacial”, explica.

Marcos Cesar Pontes (Bauru, 11 de março de 1963) é  tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) e foi o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, na "Missão Centenário", em referência à comemoração dos 100 anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

Em sua palestra intitulada "É Possível! Como transformar sonho em realidade", o astronauta motivou o público a correr atrás da realização de seus sonhos. Para isso ele falou da importância de se preparar para desafios e compartilhar suas experiências de sucesso sobre autoconhecimento, preparação pessoal, relacionamento, liderança e desenvolvimento.

Para o titular da Sectet, Alex Fiúza de Melo, a figura de um astronauta vem a ser um grande atrativo para atrair o jovem para a Feira e ter contato com várias iniciativas e conhecimentos que estão sendo desenvolvidos pela ciência. “A Ciência e a Tecnologia ainda não são valorizadas como deveriam e as feiras são estratégicas para que o jovem tenha contato com o conhecimento e oportunidade de ver o que está sendo produzido por pesquisadores e pelas instituições”, explicou.

O presidente da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa), Eduardo Costa, destacou que não tem como se pensar em transformação social se não for através da ciência e pela inovação. “Não tem como pensar em realização de sonhos se não for através do conhecimento, em investimento em capital humano e Marcos Pontes simboliza isso. A abertura do evento também contou com a presença do reitor da Universidade Estadual do Pará (Uepa), Rubens Cardoso.

A Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação vai até do dia 26 de outubro, sempre das 9h às 19h, com o objetivo de despertar o interesse na ciência por meio de atividades lúdicas, palestras, oficinas, rodas de conversa, mesas de debates e exposição. Serão três dias em que pessoas de todas as idades poderão constatar que a tríade “ciência, tecnologia e inovação (CT&I)” está presente em todos os momentos do nosso cotidiano e, muitas vezes, apresentam soluções simples para problemas antigos, facilitando e melhorando a vida de comunidades inteiras.

No total, 25 estandes reúnem universidades, empresas e instituições que levarão à Feira projetos e trabalhos ligados às áreas de CT&I. O evento, que também se configura como uma ótima opção de lazer, é promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), patrocínio do Banpará e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Serviço:
A programação da Feira é inteiramente gratuita. Para oficinas, palestras e mesa redonda, o público deve chegar 30 minutos antes ao local de cada atividade. Já para o espetáculo “Cabanos”, os convites serão distribuídos na sala da coordenação. As inscrições para as aulas do Pro Paz Enem podem ser feitas pelo site da Fundação. A programação completa da Feira está disponível em www.semanact.pa.gov.br.

Por Márcio Flexa - Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário