segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Estudantes de Santarém participam de revisão final do Pro Paz Enem

Nada de descanso. O momento é de preparação total para a avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que se aproxima. Neste fim de semana, alunos do município de Santarém, na região oeste do Pará, compareceram ao auditório do campus local do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) para a revisão final realizada pela equipe de professores do programa Pro Paz Enem. As aulas começaram no sábado (21) e se encerram ontem domingo (22), com o conteúdo que inclui uma extensa bateria de exercícios, redação e dicas sobre o que pode ser cobrado na 
prova.

As aulas do Pro Paz Enem são preparadas de acordo com os assuntos exigidos pelo Enem, de acordo com as áreas de referência, classificadas pelo MEC como Matrizes de Referência: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Química e Biologia); Matemática e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Durante as aulas, os professores buscam complementar o aprendizado do aluno, nas aulas regulares, com importantes dicas sobre possíveis temas que podem cair nas provas.

Nesse momento de revisão final, o dinamismo e até a irreverência são aliados dos estudantes para assimilar aquela informação importante. Por isso, o uso de uma metodologia fácil e didática é fundamental, a exemplo das aulas de Biologia, que vem desmistificar alguns temas que parecem complexos para os estudantes.

A aluna Juliane Castro, de 17 anos, da Escola Estadual Maria Uchôa Martins, que assiste pela primeira vez os aulões, aprovou a forma como os assuntos são transmitidos. "Esse projeto abriu minha mente, aprendi muita coisa de Biologia e fiquei impressionada com os temas. Eu estou achando ótimo, pois a forma como eles ensinam é muito boa e é um reforço a mais do que eu aprendo no colégio", relatou a estudante, que pretende cursar Agronomia.

Avaliação - Esta é a terceira vez neste ano que o Pro Paz Enem realiza aulões no município. A primeira edição em junho e a segunda em setembro. Segundo a coordenação do programa, nessas três edições, mais de mil alunos já participaram das aulas. "A gente sabe que por trás de cada objetivo desse aluno, essa luta durante esses meses de estudo, tem um sonho familiar no sentido de fazer com que esse jovem possa acessar o ensino superior. Ficamos muito felizes, pois tivemos de forma muito positiva a participação da juventude santarena. 

Esperamos, agora, em 2018, voltar já com outros alunos e nós ficaremos na torcida para que todos os alunos ou a grande maioria que assistiram aos aulões Pro Paz Enem possam acessar a universidade", ressaltou o coordenador do Pro Paz Enem, Raimundo Rodrigues.

Antes da avaliação do Enem, marcada para os primeiros dois domingos de novembro (05 e 12), a equipe de professores do Pro Paz Enem realiza os últimos aulões em mais três municípios do Estado no próximo fim de semana: Mojú, Curuçá, ambos na região Nordeste, e Belém.
Por Samuel Alvarenga - Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário