sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Santarém recebe nesta sexta-feira Salão do Livro

Santarém abre as portas do Espaço Pérola do Tapajós, nesta sexta-feira (24) para o Salão do Livro do Baixo Amazonas, um grande encontro literário de escritores locais, de Belém e de outros estados. A grande festa do livro, que atrai gente de cerca de 23 munípios do Baixo Tocantins, Tapajós e Xingu, vai agitar culturalmente a cidade durante dez dias, com lançamentos, atividades para a criançada, palestras, espetáculos teatrais, oficinas, papo cabeça e música.
O salão será aberto com a participação da Banda Filarmônica Professor José Agostinho e dos Amigos da Fila, e se encerra no dia 3 de dezembro com o show do cantor e compositor Dado Villa-Lobos, ex-guitarrista e produtor da banda Legião Urbana.

Dado, que participou este ano da Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém, estará também no encontro literário lançando o seu livro “Memórias de um Legionário”, em que conta a história da banda. A organização do Salão do Baixo Amazonas estima que o evento vai atrair cerca de 60 mil visitantes. 

Além dos escritores da região foram convidados, de Belém, o poeta João de Jesus Paes Loureiro e a professora Lília Silvestre Chaves, que vai fazer palestra sobre o jornalista e poeta Mário Faustino. Lília Chaves vai lançar o livro “Meu Caro Bené”, que reúne cartas de Mário Faustino para o professor e filósofo Bendito Nunes. 

E os autores Cláudio Cardoso e Francisco Mendes vão falar sobre poesia em cordel. “De fora do Estado foram convidados o educador e escritor português José Pacheco, que há cerca de 40 anos criou, em Portugal, a Escola da Ponte, uma escola revolucionária que adotou novo método capaz de atrair para a sala de aula aqueles jovens que já haviam perdido o encanto pela educação, abandonando a escola formal”, diz Ana Catarina Brito. 

Participará do evento também Márcio Vassalo, carioca que escreve para o segmento infanto-juvenil. Ele vai conversar sobre como produzir literatura para os jovens.

Com uma área total de 3.600 metros quadrados, o Parque da Cidade Espaço Pérola Tapajós, local que abrigará o Salão do Livro em Santarém, terá 26 estandes montados, sendo 17 do Pará e nove de outros estados, com 150 editoras representadas e 22 mil títulos expostos. 

Na programação cultural do salão haverá, ainda, shows da banda Latin Jazz, do Instituto Wilson Fonseca, de música e dança da Escola de Artes Emir Bemerguy e da cantora Alba Maria, que lançará o DVD “Simplesmente Vital”, com as obras autorais e de parceiros do cantor e compositor paraense Vital Lima.

Este ano serão destinados aos professores da rede estadual de ensino recursos na ordem de R$ 400 mil para o Credlivro do Salão do Baixo Amazonas. Pela primeira vez, o mais novo município da região ofertará crédito para compra de livros na rede municipal de ensino. “O município de Mojuí dos Campos aderiu ao programa e vai destinar 100 reais a cada professor da rede municipal de ensino. 

O professor recebe diretamente o crédito e esse recurso vai circular pelo salão estimulando o mercado editorial e volta para a sala de aula, na relação entre professores e alunos”, acredita Ana Catarina. (ORM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário