quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Simpósio na Uepa devate perspectivas ambientais na Amazônia

Até esta sexta-feira, 1º de dezembro, o Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) será palco do VI Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia. Durante a cerimônia de abertura, promovida na tarde de ontem quarta-feira, 29, foram destacadas as questões norteadoras do evento, como sustentabilidade, conservação, biodiversidade e desenvolvimento ambiental. O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), professor Altem Nascimento Pontes, ressaltou o papel maior do evento ao abrir as discussões da cerimônia.

“Estamos fazendo aqui um trabalho de inserção social, criando uma espécie de ponte entre a academia e a sociedade. O dever da universidade pública é atender a comunidade e não o contrário. Nosso objetivo é gerar oportunidade para as pessoas conhecerem a instituição. Então, esse simpósio simboliza uma pequena contribuição da pós-graduação para a sociedade”, enfatizou.

Durante a fala para o público, o reitor da Uepa, professor Rubens Cardoso, levou algumas reflexões relacionadas ao tema do evento. “Esse espaço de debate é importante em várias frentes. Uma diz respeito ao ponto de vista acadêmico, ao possibilitar o avanço das pesquisas em torno da temática ambiental. 

Quanto mais ocasiões como essa, maior a possibilidade de produzir conhecimento e agregar novas ideias do que está sendo produzido. Isso é importante para você formar novos profissionais que buscam justamente nessa área conhecimento para ajudar no desenvolvimento da região”, destacou.

Entre os olhos atentos da plateia estava Joice Machado, estudante do curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). 

“Essa ocasião é uma forma de expandir o nosso conhecimento e complementar os ensinamentos que aprendemos no dia a dia. Aqui nós acabamos aprendendo sobre assuntos que nem sempre temos a oportunidade de ver dentro da sala de aula”, afirmou. Para atender todo o público, o simpósio é aberto a todos com interesse em temas relacionados à Amazônia.

Neste ano, o evento trouxe como tema Perspectivas e inovações para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Amazônia. “Nós fazemos parte de um programa de pós-graduação que abrange todas as áreas do conhecimento. 

Dessa forma, tudo que envolve a questão ambiental também é do nosso interesse. Então, esse simpósio se torna interessante porque ele possibilita que o público analise as perspectivas ambientais por meio dos diversos profissionais presentes”, pontuou o docente Altem Pontes.

Além do reitor Rubens Cardoso e do coordenador do PPGCA, integraram a mesa de abertura as professoras Hebe Morganne Campos Ribeiro e Priscila Sanjuan de Medeiros. 

O Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia é um evento anual promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Uepa. Nesta sexta edição, mais de 1.300 pessoas se inscreveram e mais de 300 submeteram trabalhos científicos para a exposição.

Serviço:
VI Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia
Data: 29 de novembro a 1 de dezembro;
Local: Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), localizado na travessa Enéas Pinheiro, nº 2626, bairro do Marco;

Por Fernanda Martins - Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário