quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Alcoa apoia formação de jovens na prática de economia e negócios em Juruti

(Foto) Membros do Programa Miniempresa com voluntários e diretores da Alcoa, na entrega de certificados.
20 alunos de escolas públicas foram certificados pela participação na 5ª turma do Programa Miniempresa, que já beneficiou 95 estudantes do município.  
Conceitos sobre negócios, mercados, vendas, produção e gestão de pessoas, foram temas vivenciados na prática por uma turma de estudantes da 2ª série do Ensino Médio das escolas estaduais Emanuel Salgado Vieira e Raimundo de Souza Coelho durante a quinta edição do Programa Miniempresa.
O programa é realizado pela Alcoa como parte das ações de responsabilidade social do empreendimento de mineração de bauxita que mantém no município, com apoio do Instituto Alcoa e da Junior Achievement. A quinta turma da Miniempresa fechou o ano de 2017 com diploma de “empreendedor-júnior” na mão.
 
O programa oferece aos estudantes, durante 15 jornadas, a experiência de administrar uma mini fábrica de cabides de alumínio. Os jovens aprendem a gerenciar o negócio com o apoio de funcionários da Alcoa que são conselheiros voluntários. A partir disso, levantam o capital necessário para iniciar o empreendimento com a venda de ações. A operação é similar a uma empresa real, com pagamento de impostos, salários e comissões sobre as vendas.

De acordo com Rogerio Ribas, gerente de Recursos Humanos e Assuntos Institucionais da Alcoa Juruti, são experiências muito ricas para a juventude do município. “O projeto visa principalmente despertar o empreendedorismo nos estudantes, levando a compreensão prática de como funciona uma empresa, um diferencial no futuro profissional e carreira de cada jovem”, explica.
 
Cada turma da Miniempresa elege um presidente e seus diretores para as áreas de Recursos Humanos, Produção, Finanças e Marketing. Os jovens produzem e vendem cruzetas de alumínio, buscando o máximo de produtividade e rentabilidade, realizando a gestão completa de uma empresa. “A experiência é única, uma oportunidade gratificante”, relata Guilherme de Sousa Prata, 17 anos. 

“Confesso que quando entrei, não tinha ideia de como funcionava uma empresa. Como presidente desta turma da Miniempresa, aprendi a lidar com a pressão de tempo, direcionar a equipe e avaliar em todas as jornadas os resultados. Agora quero ser empresário!”, relata o estudante da Escola Vereador Raimundo de Souza Coelho.

“Acompanhar os estudantes no contraturno de aulas da escola, como voluntária, foi uma experiência enriquecedora. Na Miniempresa fui conselheira financeira e tive a oportunidade de compartilhar minha experiência sobre economia e recolhimento de impostos no contexto atual”, concluiu Jucinete Souza, Analista Financeira da Alcoa Juruti e voluntária da turma 2017 da Miniempresa.
 
Sobre a Alcoa no Brasil
A Alcoa opera no Brasil em cinco das seis unidades de negócios da Alcoa Corporation: Bauxita, Alumina, Alumínio, Fundição e Energia. A estratégia de transformação da companhia busca ampliar seus negócios na cadeia de valor do alumínio e criar operações na área de commodities globalmente competitivas. A Alcoa emprega localmente cerca de 2.300 pessoas e possui três unidades produtivas, em Minas Gerais, Maranhão e Pará, além de escritórios em São Paulo e no Distrito Federal. 

A companhia também é acionista da Mineração Rio do Norte (MRN) e de quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Foi escolhida pela oitava vez como uma das empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. 

Também foi reconhecida pela 13ª vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o Great Place to Work Institute; e uma das Melhores Empresas Para Começar a Carreira, segundo o Guia Você S/A. Para mais informações, visite www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.
 
Divulgação de informações da empresa
A Alcoa Corporation pretende fazer anúncios futuros sobre a evolução da empresa e seu desempenho financeiro, através de seu website em www.alcoa.com.
 
CONTATOS
Silvia Fujiyoshi 
Comunicação | Alcoa Juruti
Cel 93 981124433  - silvia.fujiyoshi@alcoa.com.br
 José Ibanes
Relações com a Imprensa| AMG Santarém
Cel 93 992101756  - joseibanes@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário