quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Listão da UFPA sai nesta quinta-feira (25)

UFPA divulga hoje quinta feira (25), às 9 horas, nomes dos calouros em 177 cursos de graduação. Apreensão, ansiedade, nervosismo, muitas expectativas em relação ao futuro e medo do resultado. São estes os ingredientes da espera pelo tão aguardado listão da Universidade Federal do Pará (UFPA), cujo Processo Seletivo terá seu resultado divulgado hoje (25), a partir das 9h, trazendo um misto de emoções para milhares de estudantes que sonham com a aprovação e o diploma de ensino superior. 

Para muitos, a contagem regressiva para ouvir o nome no listão parece interminável. “A expectativa está grande. Estou bem nervosa, principalmente porque a UFPA anunciou que ia divulgar o resultado bem antes do previsto. Eu não estava esperando, pensei que seria em fevereiro”, comentou Jéssica Cavallero, de 19 anos, que tentou uma vaga no curso de Sistema de Informação. “Pela minha nota, com certeza será um bom resultado. Provavelmente vai dar pra passar”.

Ela já cursa Licenciatura em Física em outra universidade e disse que tem expectativas, caso seja aprovada. “Entrar na UFPA era meu sonho desde a época do convênio”, comentou a estudante. Ela revelou que acabou não gostando muito do curso de Física, como imaginou que iria gostar, e como já tem interesses na área da computação há muito tempo, decidiu enfrentar de novo o vestibular. 

“Eu espero que o curso corresponda aos meus anseios”, completou. “A minha preparação foi bem corrida, com menos de seis meses de estudos, mas muito intensa. Espero que dê bons frutos”. 

O Centro de Processos Seletivos da Universidade (Ceps) confirmou ontem que o resultado será transmitido ao vivo pelas rádios pouco depois das 9h. O listão será publicado em uma página especial nos endereços do Ceps e do Portal da UFPA e afixado no quadro de avisos da instituição, localizado em frente ao Centro de Eventos Benedito Nunes, tão logo se inicie a transmissão.

Estão em jogo 5.908 vagas em 177 cursos distribuídos nos campi, polos ou convênios com prefeituras em vinte municípios paraenses. Do número de candidatos inscritos - 109.907 - 90.759 concorrem pelo sistema de cotas da instituição e 19.148 pela demanda aberta. Também concorrem 1.240 candidatos inscritos para as vagas destinadas a pessoas com deficiência.

O curso de Educação Física aglutinou 143 candidatos por vaga e o de Medicina 48,19 candidatos por vaga, tornando-se pelo quinto ano consecutivo os que receberam maior número de inscritos na UFPA, o primeiro pelo sistema de cotas e o segundo pela demanda aberta. Em números absolutos, Medicina é o curso com o maior número de candidatos: nele inscreveram-se 7.190 estudantes para 135 vagas. (ORM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário