terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Uepa divulga listão dos aprovados nesta terça-feira

Instituição vai preencher 3.620 vagas distribuídas em 26 cursos. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulga hoje (30), a partir das 10h, o listão dos aprovados no Processo Seletivo (Prosel) deste ano. Os calouros têm que se matricular entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro para não perder a vaga. Os nomes dos classificados serão disponibilizados no site da instituição (www.uepa.br) e afixados em painéis no prédio da Reitoria, no Telégrafo, em Belém. Serão preenchidas 3.620 vagas distribuídas em 16 campi da instituição no interior. 
Para concorrer às vagas, os candidatos deveriam estar inscritos no Prosel, além de ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017. Este é o primeiro ano em que todas as vagas foram destinadas ao Prosel, após o encerramento de novos inscritos do Programa de Ingresso Seriado (Prise) em 2015.

Para promover o acesso à educação superior nos municípios paraenses, a Uepa adota uma política de cotas. Serão reservadas 50% das vagas a candidatos que cursaram e concluíram todas as séries do Ensino Médio, ou curso equivalente, na rede pública.

Estará automaticamente eliminado no processo de classificação do Prosel o candidato que faltou em, pelo menos, um dia de prova do Enem ou obteve nota inferior a 400 na Redação, numa escala de 0 a 1000, ou ainda obteve média aritmética das notas do Exame inferior a 400.  Ainda será atribuído um bônus de 10% sobre a média aritmética das notas obtidas no Enem aos candidatos que concluíram o Ensino Médio, ou equivalente, em escolas localizadas no Estado do Pará. 

A comprovação dessas condições será feita no ato da matrícula. O candidato que não provar a veracidade das informações será eliminado do Processo e perderá o direito à vaga. Para o resultado, o Prosel teve como base de dados o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) fornecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o Enem.

Para o Prosel 2018, entre os cotistas, o curso mais concorrido foi o de Fisioterapia em Belém, com 200 candidatos inscritos para cada vaga. Em seguida, o curso de Medicina em Marabá, com 113,6 candidatos por vaga, e o curso de Enfermagem em Belém, com 102 candidatos por vaga. Entre os não-cotistas, o curso mais concorrido do certame foi Medicina, em Marabá, com 70.6 candidatos inscritos para cada vaga. Em segundo ficou Fisioterapia em Belém, com 63.09 inscritos por vaga, e Medicina em Belém, com 55.7 candidatos por vaga. 

Matrícula
O período de matrícula começa amanhã. Os candidatos aprovados deverão entrar no link que será disponibilizado no site www.uepa.br. A pré-matrícula será feita exclusivamente online e é o primeiro passo obrigatório no processo de matrícula. Após preencher e imprimir o formulário, os calouros deverão levar a documentação exigida no edital, com cópias, até o campus que abriga seu curso. No ato de confirmação da matrícula o candidato deverá estar munido de originais.

O calouro oriundo das escolas da rede pública poderá apresentar uma declaração de estar concluindo o Ensino Médio no ano letivo corrente, a qual deverá ser substituída pela documentação definitiva em até 45 dias, estando sua matrícula condicionada à apresentação dos documentos obrigatórios relacionados no subitem 14.3, do Edital 78/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário