quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

UFPA convoca candidatos classificados no PS 2018 e SiSU para habilitação

Dia, horário e local da habilitação de cada candidato variam de acordo com o curso, o campus e o processo seletivo. Depois de muito ovo, farinha e coloral na cabeça, chega a hora de oficializar a entrada na UFPA. Os aprovados no PS2018 e no SiSU devem comparecer à habilitação da matrícula da UFPA, de 1º a 23 de fevereiro. O dia, o horário e o local da habilitação de cada candidato variam de acordo com o curso, o campus e o processo seletivo, de acordo com o edital referente ao seu processo (PS ou SiSU). 
Para os alunos dos campi de Belém e Ananindeua, a habilitação será realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes. Enquanto nos outros, a matrícula ocorrerá nos respectivos campi e pólos.

Programação - O processo de habilitação inicia com o Sisu, com entrega de documentos nos dias 1º, 02 e 05, pela manhã. Para o PS, em Belém, o primeiro dia de habilitação (5), a tarde, será voltado para os alunos portadores de deficiência (PCDs), onde serão recolhidos os laudos médicos e exames comprobatórios da deficiência, fase inicial para o encaminhamento à perícia médica. Os outros dias (6, 7, 9, 15 e 16) serão voltados para os demais candidatos de Belém, durante os turnos da manhã e da tarde, dependendo do curso. 

Os futuros alunos de Ananindeua, Soure e Tucuruí também deverão se habilitar no ínício do mês, nos dias  6, 8 e 8 e 9, respectivamente. Nos demais campi e polos, o período de habilitação será aberto um pouco depois, de 19 a 23 de fevereiro, variando entre município e curso.

Documentos - Para efetivar a habilitação, o calouro deve trazer originais e cópias dos documentos a seguir: CPF; Cédula de Identidade (RG); Certidão de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos); Comprovante de quitação militar (para homens maiores de 18 anos); Histórico Escolar do Ensino Médio; Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Conclusão do Ensino Técnico integrado ao Médio; Comprovante de residência; uma foto 3 x 4 recente e de frente; Declaração de que não possui vínculo com outra Instituição Pública de Ensino e o Cadastro acadêmico do calouro (COC), preenchido e impresso. 

Alunos PCDs, cotistas ou com outras especificações (casado, desempregado, trabalhador do lar, bolsista etc) deverão levar documentações extras para comprovações necessárias, conforme o edital.

Atenção - Segundo a diretora do CIAC, Julieta Jatahy, a maioria dos indeferidos no período da habilitação é de cota renda.  Isso é causado pelo esquecimento de documentos necessários para comprovação de renda: “A cota renda é uma cota per capita, então envolver todos os membros da família, mesmo aquele membro que não trabalha. 

Nós pedimos a cópia da carteira, mesmo em branco, para comprovação de que não há um vínculo empregatício registrado. Então, para cada um dos membros da família, de acordo com a ocupação, o candidato deverá apresentar os documentos constantes no edital, como carteira de trabalho, cópia dos contracheques, extratos bancários, até quando não há saldo na conta. 

Caso o membro da família não possua conta corrente ou carteira de trabalho, por exemplo, o candidato escolhe essa opção e o sistema de calouros emite uma declaração”, esclarece Julieta. A diretora também explica que, no caso de candidatos desempregados ou trabalhadores autônomos, é possível emitir uma declaração no site do CIAC, com valor a ser declarado.

Outro grande motivo para indeferimentos é a falta de comprovação quitação militar (para homens acima dos 18 anos) e eleitoral. De acordo com a diretora, o candidato deve apresentar comprovação de votação dos dois turnos das últimas eleições ou, como é mais recomendado por ela, uma declaração emitida diretamente do site do tribunal. No caso da quitação militar, ela informa que os indeferimentos ocorrem quando os alunos não retornam para o dia da convocação após o alistamento.

Importância do Edital - A diretora ressalta a importância dos calouros lerem o edital completo, para evitar perder a vaga por um esquecimento: “No momento, ele sofre com aquilo, ele é indeferido, ele fica desesperado e tem que correr atrás do documento. Mas nada disso aconteceria se ele, simplesmente, lesse o edital”. Julieta também informa que, após a leitura do edital, caso o candidato ainda tenha dúvidas, é possível enviar questões para o e-mail do CIAC: ciac@ufpa.br.
Acesse o edital de convocação do PS2018 aqui.
Acesse o edital de convocação do SiSU aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário