
Na área de Produção e Desenvolvimento, o coordenador Gustavo Hamoy, ratificou a vocação de Belterra em relação a agropecuária. Segundo ele, o objetivo do Centro de Governo, em parceria com órgãos de incentivo à produção, é ajudar a dinamizar o potencial econômico do município, principalmente em setores com reconhecida expansão.
O município, que tem apenas 22 anos de emancipação político-administrativa, deve contar em breve com os serviços do Banpará, por meio da instalação de uma agência bancária, a primeira na história de Belterra.
Infraestrutura
Sobre infraestrutura, os principais pleitos concentram-se na área de saúde, com a conclusão da reforma do Hospital Municipal, e também em saneamento, com a substituição de 86 km de malha hidráulica.
O coordenador de Infraestrutura e Logística do Centro de Governo, Rodrigo Branco, explicou que, inicialmente, a Companhia de Saneamento não tem nenhum projeto para esse tipo de obra em Belterra, pois hoje a gestão de todo o sistema de captação é feita pelo próprio município.
"A partir das informações que serão apresentadas pela Cosanpa, sobre investimentos, projetos e obras em andamento, vamos avaliar de que maneira vamos poder ajudar o município nessa questão", disse o coordenador.
Segurança Pública
Na área de Segurança Pública, de acordo com o coordenador Gilberto Aguiar, um dos temas prioritários refere-se ao gerenciamento do trânsito por parte do município, que atualmente está sob responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), por meio da Circunscrição Regional, com sede em Santarém.
"Enquanto o município não toma para si essa responsabilidade, vamos tentar, junto ao Detran, aumentar o número de incursões para evitar os abusos e situações de imprudência que são recorrentes no município", frisou.
Em relação ao complemento do quadro da Polícia Civil, Gilberto Aguiar informou que possivelmente o município vai receber novos servidores, aprovados no último concurso público, para reforçar a segurança pública, sem contar os novos policiais militares que estão em formação.
Sobre a criminalidade, o prefeito em exercício mostrou preocupação em relação ao tráfico de drogas, principalmente com a entrada de entorpecentes nas escolas. "Belterra no geral é uma cidade tranquila, no entanto há a preocupação de se combater a presença da droga, que já tem inserção dentro das escolas. Nesse sentido, o prefeito solicitou que o setor de inteligência das Polícias estivesse presente para inibir esse tipo de situação", informou Gilberto Aguiar.
Educação
Na área de Educação, a coordenadora Irene Escher informou que foi encaminhado o pleito para a reforma da única escola estadual do município, a Waldemar Maués. Segundo a coordenadora, o prefeito também solicitou a parceria com o Estado para a reativação da Casa Familiar Rural, com o objetivo de transformá-la em uma Escola de Ensino Técnico Agrícola, aproveitando todo o potencial que Belterra tem nesse quesito.
"Belterra pretende propor uma parceria para a Secretaria de Estado de Educação, de modo a reativar essa escola e o município, assim como alguns agricultores locais, têm interesse em ajudar oferecendo campo de estágio, com equipamentos para aulas práticas. Dessa forma, Belterra formaria mão de obra qualificada para ajudar a fomentar o setor agropecuário", completou a coordenadora.
Após Belterra, as visitas do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas continuam pelos municípios. Nesta terça feira (20), o grupo de coordenadores estará em Mojuí dos Campos.
Por Samuel Alvarenga - Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário