segunda-feira, 16 de abril de 2018

Cerca de 1,5 mil alunos participaram dos aulões do Pro Paz Enem no final de semana

O Pro Paz Enem realizou três aulões neste final de semana, sempre com auditórios e salas lotados de estudantes motivados a pegarem as melhores dicas de estudo e preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que este ano será realizado nos dias 4 e 11 de novembro.
Larissa Santos, 17 anos, já concluiu o Ensino Médio em São Francisco do Pará, município que pela primeira vez recebeu o aulão do Pro Paz Enem no sábado (14), e festejou a chegada da política em sua cidade. “Eu sempre soube que o projeto rodava várias cidades, inclusive em Castanhal no ano passado eu tentei ir, mas não consegui, então, para mim, foi sensacional que o projeto viesse até mim e aos meus colegas”, disse a estudante, que sonha em ser psicóloga.

Ela sabe bem o desafio que é estudar sozinha em casa. “Depois que termina a escola é ainda mais difícil pegar os cadernos e estudar, mas com as dicas que estou tendo aqui e com a energia que esses professores passam eu renovei meu gás e minha vontade”, completou.

Larissa foi uma dos quase 200 alunos que compareceram ao aulão, que foi realizado no Centro de Referência e Assistência Social da cidade. Ao mesmo tempo em que ela assistia à aula em São Francisco, Roberto Lima, 18 anos, estudante do colégio Cônego Leitão, em Castanhal, era um dos mais de 350 estudantes que lotavam o auditório da Estácio no município.

Para ele, as dicas do aulão serviram como um reforço para o que vem aprendendo na escola. “A gente fica se cobrando que tem que estudar para poder fazer uma boa prova, só a sala de aula não é suficiente e ter um aulão desse de qualidade e gratuito no sábado, com certeza ajuda muito”, argumenta o estudante que deseja estudar educação física.

No domingo (15) foi a vez de Belém receber o segundo aulão. Assim como no aulão inaugural, em março, os alunos lotaram o auditório da Estácio na José Malcher e aproveitaram bastante cada aula. Além da capital, outras cidades também estão recebendo os aulões aos finais de semana. 

A caravana já esteve em Bragança, Castanhal e São Francisco, mas ainda vai passar por Benevides, Ananindeua, Breves, Paragominas, Soure, Santarém, Marabá, Abaetetuba, Santa Izabel, Curuçá, Tucuruí, São Miguel do Guamá, Moju, Rondon do Pará, Parauapebas e Viseu.

O coordenador do Pro Paz Enem, Raimundo Rodrigues, explica que a preparação para o Enem precisa ser continuada e acha satisfatório que os alunos estejam correspondendo ao chamado e comparecendo aos aulões. “Ver esse auditório novamente lotado é muito gratificante e faz a gente entender que o aulão valoriza a política pública que é direcionada ao jovem paraense. 

No próximo final de semana daremos uma pausa nos aulões, mas no último final de semana de abril voltaremos com aulões no Marajó, nas cidades de Breves e Soure, e no Baixo Tocantins, na cidade de Abaetetuba”, explica o coordenador.
 
Para Daniel Silva, 18 anos, o aulão é mais do que uma oportunidade de aprender e serve como grande motivação. “Eu também já concluí o ensino médio e estou estudando sozinho em casa porque tenho um sonho de me formar em direito. Sei que a estrada exige sacrifícios e é por isso que estarei aqui sempre que o aulão acontecer”, disse o estudante. 

Cronograma
A programação de “aulões” do Pro Paz Enem começou em 25 de março, em Belém. Depois foi a vez de Bragança e, na sequência, Castanhal, São Francisco e a segunda aula em Belém. Nos dias 28 e 29 de abril os aulões serão realizados em Breves, Soure e Abaetetuba. As aulas são gratuitas e para se inscrever basta entrar no site da Fundação 
Pro Paz (www.propaz.pa.gov.br).

Este ano o projeto conta novamente com as apostilas do conteúdo programático sendo oferecidas para download online para quem se inscrever nas aulas. O Pro Paz Enem também ofertará materiais de reforço para os alunos e dicas sobre a prova através da fanpage: http://www.facebook.com/propazenem.

Informações para o Enem 2018 podem ser conferidas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (http://portal.inep.gov.br). As inscrições ao Exame Nacional, que dá acesso ao ensino superior, serão realizadas de 7 a 18 de maio, no site do Inep, e as provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro.

As provas do Enem têm como foco as matrizes de referência Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Por Emanuele Corrêa - Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário