sábado, 21 de abril de 2018

Mais de 14 mil pessoas devem ser imunizadas contra a gripe em Óbidos

Campanha nacional de vacinação contra a Influenza começa na segunda-feira (23). Sete postos fixos ofertarão as doses da vacina na cidade e no interior. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Óbidos, oeste do Pará, realiza a partir da segunda-feira (23) a Campanha de Vacinação contra a Influenza. Até o dia 1º de junho, todos os postos da rede municipal de saúde – seis na cidade e um no Distrito do Flexal – ofertarão as doses da vacina. A meta é imunizar 14.979 pessoas em todo o município. 
A estimativa da Semsa inclui a população indígena que é atendida pelas equipes de saúde da Fundação Nacional do Índio (Funai). Pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional, devem ser vacinados.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem buscar orientação para saber se estão inclusos nos grupos prioritários. Inicialmente, o 9º Centro Regional de Saúde de Santarém encaminhou para Óbidos 1 mil doses da vacina.

Segundo a coordenação local da campanha, até o início da campanha, mais 30% do total de doses previstas para o município devem ser enviadas para a secretaria de saúde. “Esse quantitativo inicial suprirá a demanda do primeiro dia de vacinação. Fomos informados que na próxima segunda-feira chegarão mais 3 mil doses que correspondem a 30% do total de doses previstos para Óbidos”, informou o enfermeiro Eudson Galúcio.

A zona rural do município passa a ser atendida a partir de terça-feira (24), com envio das equipes volantes para a região de várzea. Moradores das comunidades localizadas na região de terra firme receberão as visitas dos vacinadores a partir de quinta-feira (26).

Segundo o calendário do Ministério da Saúde, o dia D da campanha será realizado no dia 12 de maio, quando ocorre a mobilização nacional. Dezenas de postos serão espalhados por toda a cidade e em algumas comunidades do interior para alcançar a meta de imunização preconizada para Óbidos.

Confira os postos fixos de vacinação na cidade e no Distrito do Flexal
  • Unidade Básica de Saúde Zuraia Conte Galati (Centro da Cidade)
  • Centro de Saúde de Óbidos (Bairro Cidade Nova)
  • Unidade Básica de Saúde Lauro Corrêa Pinto (Bairro Cidade Nova)
  • Unidade Básica de Saúde Helena Ferreira Ribeiro (Bairro São Francisco)
  • Unidade Básica de Saúde Francisco Rodrigues de Barros (Bairro Santa Terezinha)
  • Unidade Básica de Saúde Jofre de Matos Cohen (Bairro Santa Terezinha)
  • Unidade Básica de Saúde Nazaré Venâncio Ribeiro (Distrito Flexal)

Atenção especial

Uma preocupação especial dentro do público-alvo é com as crianças entre seis meses e 5 anos. No ano passado, o percentual nacional de imunização deste segmento foi menor do que outros, como idosos com mais de 60 anos.

Sintomas e prevenção

Entre os sintomas da gripe estão febre alta, dor muscular, dores de cabeça e na garganta e coriza. O Ministério da Saúde informou que o vírus usado na vacina é “inativado”, não podendo gerar uma gripe. A imunização evita entre 32% e 45% o número de hospitalização por pneumonia e entre 40% e 75% as mortes por complicações resultantes do vírus.

A imunização é contraindicada para pessoa com alergia a ovo, que devem procurar o médico para orientações. A reação em geral ocorre com dor no local da injeção, sem provocar efeitos colaterais maiores. De acordo com o Ministério, não há risco de fazer a vacinação contra a febre amarela e Influenza.

Além da vacinação, são orientações para evitar o vírus lavar as mãos com frequência, usar lenço para a higiene do nariz, cobrir o rosto no momento do espirro, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e tomar cuidado com o contato com pessoas que tenham adquirido o vírus. (G1 Santarém)

Nenhum comentário:

Postar um comentário