coluna 3

Coluna 2

Coluna 1

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Hospital Regional de Santarém realizou Dia D de Segurança

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), realizou o ‘‘Dia D de Segurança’’, ontem quinta-feira (24). Ao longo do dia, ocorreram várias atividades. A unidade iniciou com a programação do ‘‘Dia de Segurança do Paciente’’, que trabalhou, com os colaboradores, a importância das metas de segurança para um cuidado seguro e de qualidade. À tarde, o foco se voltou para a segurança no trânsito. O hospital realizou mais uma edição do programa ‘‘Direção Viva: você consciente, trânsito mais seguro’’, em parceria com o movimento ‘‘Maio Amarelo’’.
 A primeira ação trabalhou com as metas de segurança do paciente, que consistem em identificar corretamente os pacientes; melhorar a eficácia da comunicação; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; garantir o local correto, o procedimento correto e a cirurgia no paciente correto; reduzir risco de infecções associadas a cuidados assistenciais; reduzir o risco de danos aos pacientes resultantes de quedas; e reduzir o risco de lesão por pressão.

Com dinâmicas de aprendizagem e sorteios de brindes para os colaboradores, a programação começou às 8h e se estendeu até as 17h, com muita descontração. A campanha é desenvolvida anualmente no hospital. 

‘‘É um trabalho em que envolvemos toda a base, desde o nível estratégico até o operacional, para fortalecer a execução e os conhecimentos das metas de segurança, levando uma assistência mais segura para o paciente”, explica a assessora de Qualidade e Segurança do Paciente, Veruska Ramalheiro.

Os participantes foram divididos em 35 turmas ao longo do dia, totalizando a participação de 350 colaboradores das mais diversas áreas. “Nunca tinha visto uma dinâmica envolvendo todas as metas e todos os colaboradores’’, conta a técnica de enfermagem Cleice Mota.

Em outros pontos do hospital aconteceu a programação do ‘‘Maio Amarelo’’. A equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) de Santarém realizou palestras de conscientização no trânsito direcionada aos usuários e colaboradores da unidade. Para finalizar a programação na unidade, foi realizada uma blitz educativa em frente ao hospital, no final da tarde.

Em 2017, foram registrados 706 acidentes de trânsito em Santarém, segundo dados do Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (Boat). No mesmo ano, o HRBA atendeu 229 pessoas vítimas do trânsito, sendo que quase 85% dos casos foram de acidentes com motocicleta. Em 2018, de janeiro a março, foram 58 vítimas. A unidade só atende os casos mais graves, de média e alta complexidades.

Direção Viva
O programa “Direção Viva: você consciente, trânsito mais seguro” é um projeto contínuo, que ocorre em todas as unidades de saúde públicas do Pará gerenciadas pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

A iniciativa consiste em promover ações de educação em saúde, voltadas à conscientização sobre as sequelas oriundas de traumas por acidentes de trânsito. Com o programa, busca-se disseminar a informação sobre o impacto dos acidentes de trânsito na sociedade, bem como, formar multiplicadores no processo de combate à insegurança no trânsito.

“O Direção viva vem desenvolvendo e apoiando ações com o objetivo de sensibilizar as pessoas no que se refere à segurança no trânsito. Estamos apoiando o movimento Maio Amarelo, junto com a SMT para chamarmos a atenção da sociedade para os perigos do trânsito, afinal, ‘nós somos o trânsito’, como diz o tema do movimento', afirma uma das responsáveis pelo Direção Viva no HRBA, Claudiléia Galvão.
Joab Ferreira - Pró -  Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário