quarta-feira, 27 de junho de 2018

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje quarta feira (27)

COPA DO MUNDO
- Jogos decidem futuro de Brasil e Alemanha
A quarta-feira será de tudo ou nada para Alemanha e Brasil, dois dos grandes favoritos para conquistar a Copa do Mundo na Rússia. Após campanhas até aqui sem convencer muito, as duas seleções lutam por vaga nas oitavas de final. O empate basta para a equipe de Tite avançar. Se perder, a seleção brasileira pode ficar de fora da Copa. O Brasil entra em campo com o mesmo time que jogou contra a Costa Rica na semana passada e venceu por 2 a 0. (Via oGol)

Jogos de hoje da Copa (horário de Brasília)
11h00 – México x Suécia 
11h00 – Coreia do Sul x Alemanha
15h00 – Suíça x Costa Rica
15h00 – Sérvia x Brasil
 - Jogo do Brasil muda horários de bancos e comércio
Devido ao jogo do Brasil, às 15h de hoje, o atendimento ao público nas agências bancárias será das 9h às 13h. Já a orientação dos shoppings aos lojistas, que é facultativa, é que as lojas fechem hoje entre as 14h30 (meia hora antes da partida) e as 17h30 (meia hora após a partida). Os bancos precisam afixar em suas dependências aviso sobre o horário de atendimento nos dias de jogos do Brasil com uma com antecedência mínima de 48 horas. (Via InfoMoney e Reclame Aqui)


EDUCAÇÃO
- Sisu: inscrição na lista de espera termina nesta quarta
Termina às 23h59 desta quarta-feira (27) o prazo para os estudantes que não foram aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada poderem se inscrever na lista de espera e continuarem concorrendo às vagas. Ao todo, o programa oferece 57.271 vagas em cursos de 68 instituições de ensino superior. (Guia do Estudante)

JUSTIÇA
- 2ª Turma do STF manda soltar Dirceu
A decisão, na terça-feira (26), da Segunda Turma do STF de conceder a liberdade ao ex-ministro José Dirceu (PT) tem, segundo especialistas, potencial para afetar todo o conceito de prisão em segunda instância no Brasil, em especial os casos da Lava Jato, como o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dirceu estava preso há pouco mais de um mês, cumprindo pena de 30 anos e 9 meses por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e pertinência à organização criminosa. (Via VEJA.com e Notícias ao Minuto)

- CNJ proíbe registro de uniões poliafetivas
O plenário do Conselho Nacional de Justiça proibiu na terça-feira cartórios de fazer o registro de uniões entre três ou mais pessoas - as chamadas uniões poliafetivas. Com a medida, os órgãos de registro não poderão lavrar escrituras públicas para formalizar esse tipo de união. (HuffPost Brasil)

BRASIL
- Caso Vitória: menina foi estrangulada no dia em que sumiu
A menina Vitória Gabrielly Guimarães Vaz, de 12 anos, foi assassinada no dia 8 de junho, o mesmo dia em que desapareceu após sair de casa para andar de patins, em Araçariguama, interior de São Paulo. A Polícia Civil informou, com base em laudo do IML, que a causa da morte foi asfixia mecânica com constrição cervical. (Via Estadão)

MUNDO
- Justiça ordena que EUA reúnam famílias de imigrantes
Um tribunal de San Diego, Califórnia, ordenou a reunião de famílias de imigrantes separados pela polícia migratória. Se não representam um perigo para os filhos, os pais devem ser reunidos aos menores em um prazo de duas semanas no caso das crianças com menos de cinco anos e em menos de 30 dias para as outras crianças. A decisão afirma que governo federal deve "enfrentar as caóticas circunstâncias que criou". (Via AFP)

- Brasil propõe pagar volta de crianças detidas nos EUA
A visita do vice-presidente dos EUA, Mike Pence, a Brasília ontem teve gosto agridoce. O número 2 de Trump aplicou um discurso duro a respeito de migração e ainda cobrou do Brasil mais pressão sobre o regime de Nicolás Maduro, na Venezuela. Do presidente Michel Temer., Pence ouviu que o Brasil está disposto a bancar a viagem das crianças brasileiras que migraram ilegalmente para os Estados Unidos com seus pais e acabaram detidas pelas autoridades americanas. Hoje, Pence segue no Brasil e visitará Manaus. (Via El País)

- Igreja Católica usa termo 'LGBT' pela primeira vez
Pela primeira vez na sua milenar história, a Igreja Católica usou o termo LGBT em um documento oficial. Trata-se do Instrumentum Laboris, publicado na semana passada e que deve nortear as discussões e reflexões de bispos do mundo inteiro na 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que está marcada para acontecer entre os dias 3 e 28 de outubro, na Cidade do Vaticano. (Via BBC Brasil)

LOTERIA
- Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 2,5 milhões
Acontece nesta quarta-feira (27), às 20h (horário de Brasília), a extração do concurso 2.053 da Mega-Sena. O prêmio estimado é de R$ 2,5 milhões. Apostas podem ser feitas até uma hora antes do sorteio. (Via SorteOnline)

Nenhum comentário:

Postar um comentário