quinta-feira, 5 de julho de 2018

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje quinta feira (05)

BRASIL
- Sarampo: só um Estado atinge meta de vacinação
 Vinte e cinco Estados e o Distrito Federal não alcançaram, no ano passado, a meta de vacinação contra o sarampo. Contagiosa, a doença tem se espalhado desde o início do ano por Amazonas e por Roraima, mas também já há casos confirmados no Rio Grande do Sul. Ontem, o Rio de Janeiro anunciou que investiga 16 casos suspeitos. (Via Estadão e Agência Brasil)

- Mãe e filho são mortos em rodoviária de Brasília
Uma mulher e seu filho, ambos ambulantes, foram baleados e mortos na quarta-feira na Rodoviária do Entorno de Brasília. A suspeita da Polícia Civil é de que houve um acerto de contas entre trabalhadores do local após uma discussão que chegou a parar na delegacia na semana passada. (Via Estadão)
MEMÓRIA
- Brasil é condenado por não investigar morte de Herzog
A Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou na quarta-feira o Estado brasileiro pela falta de investigação, julgamento e punição aos responsáveis pela tortura e assassinato do jornalista Vladimir Herzog, ocorrido em 1975. O tribunal internacional também considerou o Estado como responsável pela violação ao direito à verdade e à integridade pessoal, em prejuízo dos familiares de Herzog. (Via El País Brasil)

JUSTIÇA
- Henrique Alves vira réu por lavar dinheiro de propina

- Justiça absolve Geddel da acusação de atrapalhar investigação
A Justiça Federal decidiu absolver o ex-ministro Geddel Vieira Lima do crime de embaraço às investigações das operações da Polícia Federal que apuram desvios na Caixa Econômica Federal. Geddel foi acusado pelo Ministério Público de tentar evitar a delação premiada do empresário Lúcio Funaro, operador financeiro do suposto esquema de corrupção. (Via Notícias ao Minuto)

- TRF4 mantém ação de Lula nas mãos de Moro
Os três desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região recusaram dois pedidos de suspeição da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o juiz federal Sergio Moro. A defesa do ex-presidente argumentava que Moro não poderia julgar Lula por ter participado em um evento do Lide, empresa que faz parte do grupo de propriedade de João Doria, ex-prefeito e pré-candidato ao governo de São Paulo. (Via VEJA.com)

ECONOMIA
- Câmara aprova venda de distribuidoras da Eletrobras
Deputados aprovaram na quarta à noite, por 203 votos favoráveis, 123 contrários e três abstenções, o texto-base do projeto de lei que viabiliza a privatização de seis distribuidoras de energia elétrica da Eletrobras na Região Norte. Faltam ser votados os destaques, que ainda podem modificar a proposta. (Via Agência Brasil)

VIAGEM
 - Turistas poderão ter de pagar taxa para entrar na Europa
A União Europeia vem discutindo, desde o ano passado, um novo sistema de vistos de entrada para turistas. Nesta quinta-feira, o Parlamento Europeu votará a lei e, caso seja aprovada, brasileiros e outros turistas não europeus isentos de visto terão de solicitar a partir de 2021 autorização na internet para visitar a Europa, a um custo individual de 7 euros (cerca de R$ 32). (Via Estadão)

MUNDO
- Tailândia corre contra o tempo para resgate em caverna
As equipes de emergência examinavam nesta quinta-feira as opções para resgatar os 12 meninos e seu treinador de futebol que estão presos há 12 dias em uma caverna inundada na Tailândia, diante do risco de aumento do nível da água, com a previsão do retorno da chuva. (Via AFP)

COPA DO MUNDO
- Brasil faz hoje último treino antes de enfrentar a Bélgica
A bola não rolou na quarta-feira (4), mas o dia de treinamentos foi decisivo para franceses e uruguaios, que vivem emoções distintas para o embate da próxima sexta, valendo uma vaga nas semifinais. De um lado, Griezmann trabalhou e está confirmado para a partida. Do outro, Cavani foi baixa outra vez e deve ficar fora. De olho na Bélgica, o Brasil treinou em Sochi e faz nesta quinta-feira (5) seu último treino antes do jogo de amanhã. (Via Lance)

Nenhum comentário:

Postar um comentário