quarta-feira, 18 de julho de 2018

Fundação Abrinq e Instituto Alcoa renovam parceria para realização do projeto Ciranda do Aprender

A Fundação Abrinq, em parceria com o Instituo Alcoa e Secretarias Municipais de Educação, realizou as primeiras formações do Projeto Ciranda do Aprender em 2018. O projeto contribui para a melhoria das práticas desenvolvidas por professores e coordenadores pedagógicos que atuam na Educação Infantil, visando o desenvolvimento de aprendizagens relacionadas ao raciocínio lógico, leitura e desenvolvimento da linguagem e comunicação dos alunos matriculados em Pré-Escolas.
 
Os encontros, promovidos nos municípios de Poços de Caldas - MG, Juruti - PA e São Luís - MA, nos meses de maio e junho, receberam professores, coordenadores e gestores das escolas para discutir os temas indicadores de qualidade, concepções da infância, importância da família na vida escolar e a organização de acervos de jogos e livros. Em agosto, as escolas receberão os acervos de jogos e livros que contribuirão para a comunicação, leitura e raciocínio lógico.
 
“O projeto é muito importante pedagogicamente, pois aborda questões diversificadas, que facilitam o trabalho do professor em sala de aula, de forma a envolver não somente as crianças, mas também suas famílias. Por causa do projeto, nos últimos meses, houve um grande avanço da participação familiar nas ações da escola”, avalia Jucelino Borges dos Santos, coordenador pedagógico da EMEI Menino Deus, em Juruti-PA.
 
Para o ano de 2018, trinta instituições serão beneficiadas, sendo dez por município. Desde 2016, o projeto promoveu a capacitação de 252 profissionais da Educação Infantil e beneficiou um total de 9.746 crianças de 4 a 5 anos - direta (5.321) e indiretamente (4.425), de 89 escolas. Além disso, um total de 2.696 familiares foram envolvidos e 73 práticas pedagógicas inovadoras foram desenvolvidas.
 
“O projeto Ciranda do Aprender tem abordagem ampliada e multidisciplinar, com estratégias que contribuem para a diversificação pedagógica e a inclusão das famílias no contexto escolar”, afirma Denise Maria Cesario, Gerente Executiva da Fundação Abrinq.
 
Para Fausto Cruz, Presidente do Instituto Alcoa, “a educação é um dos pilares para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e responsável, e o projeto Ciranda do Aprender vem contribuindo significativamente para o aprimoramento das práticas pedagógicas, garantindo o acesso de educadores e alunos a um universo mais amplo e diversificado, permitindo melhorias e avanços na educação.”
 
Projeto Ciranda do Aprender em Juruti
Nos dias 16/05 e 13/06, foram realizados o primeiro e o segundo encontros do Projeto Ciranda do Aprender, direcionado aos professores e gestores das 10 escolas de educação infantil participantes:
EMEI Pedacinho do Saber
EMEIF Mario Francisco Ribeiro
EMEI PomPom
EMEI Sta Terezinha
EMEI São Paulo
EMEI Diamantino
EMEIF José Maria da Silva
EMEIF Pedro Rodrigues de Souza
EMEI São Benedito
EMEIF Gregório Araújo
 
Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. O Instituto Alcoa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável local, atuando por meio do Programa de Apoio a Projetos Locais, Programas de Voluntariado, Projetos Estruturantes e Iniciativa Globais provenientes da Alcoa Foundation. Os temas considerados estratégicos para toda atuação do Instituto Alcoa são: educação; geração de renda e empreendedorismo; saúde; meio ambiente; governança e segurança.
 
Sobre a Fundação Abrinq
Criada em 1990, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. Tem como estratégias: o estímulo à responsabilidade social; a implementação de ações públicas; o fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos de crianças e adolescentes.
 
CONTATOS
 
Alcoa
Silvia Fujiyoshi
Comunicação | Alcoa Juruti
Cel 93 98112 4433
 
AMG - Santarém
José Ibanes
Relações com a Imprensa| Alcoa Juruti
Cel 93 992101756
joseibanes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário