terça-feira, 21 de agosto de 2018

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje terça feira (21)

CRISE NA FRONTEIRA 
- AGU diz ser contra fechamento de fronteira
A Advocacia-Geral da União enviou ao STF manifestação contra novo pedido feito pelo governo de Roraima para fechar temporariamente a fronteira do Brasil com a Venezuela. A petição foi protocolada na manhã de ontem segunda (20) após os casos de violência envolvendo cidadãos brasileiros e venezuelanos ocorridos nos últimos dias na cidade de Pacaraima, em Roraima, que fica na fronteira entre os dois países. O governo federal não descarta o fechamento, mas vê dificuldades na medida. (Via Agência Brasil e Reuters)

 LUTO
- Morre Otavio Frias Filho, diretor da 'Folha de S.Paulo'
Morreu nesta terça-feira, 21, aos 61 anos, o advogado, jornalista e escritor Otavio Frias Filho, diretor de Redação do jornal 'Folha de S.Paulo'. Ele tinha câncer no pâncreas. Paulistano, Frias Filho foi o responsável por consolidar o "Projeto Folha", conjunto de medidas editoriais que estabeleceu normas de escrita e conduta do jornal que é considerado como um dos marcos da imprensa brasileira. (Via Estadão)

ELEIÇÕES 2018
- Ibope: Sem Lula, Bolsonaro lidera com 20%
No cenário sem Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) lidera, com 20% das intenções de voto, pesquisa Ibope/ Estado/ TV Globo divulgada na segunda-feira. Marina Silva (Rede), com 12%, está na segunda colocação e Ciro Gomes (PDT), com 9%, em terceiro. Fernando Haddad (PT) alcançou 4% das intenções de voto e ficou atrás de Geraldo Alckmin (PSDB), que registrou 7%. (Via Estadão)
Pesquisa aponta empate técnico entre Doria e Skaf em SP
Ibope mostra Romário, Paes e Garotinho empatados no RJ
Paulo Câmara lidera em PE, e Barbalho tem grande folga no PA

- MP impugna candidatura de Garotinho 
A Procuradoria Regional Eleitoral impugnou ontem a candidatura de Anthony Garotinho (PRP) ao governo do Estado do Rio, com base na Lei da Ficha Limpa. Ele ficou inelegível por oito anos, depois de condenado, pelo Tribunal de Justiça, no mês passado, por improbidade administrativa, com lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito de terceiro. Ainda cabe recurso. (Via Estadão)

BRASIL
- Confrontos no RJ matam 13, incluindo 2 militares
Treze mortos – incluindo dois integrantes do Exército –, moradores feitos reféns, civis em meio ao fogo cruzado, um ônibus incendiado, tiroteios. O Rio viveu ontem um dia violento, com duas ações policiais na região metropolitana que resultaram em confrontos e pânico. Uma delas foi uma megaoperação nos complexos de favelas de Alemão, Maré e Penha, na zona norte, com mais de 4 mil homens e marcada pelas mortes de cinco suspeitos e dos dois militares. (Via Estadão)
Moradores relatam abusos após operação no Rio

- Moro condena ex-deputado André Vargas e mais 3
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na 1ª Instância, condenou a 6 anos de prisão o ex-deputado André Vargas (PT) por lavagem de dinheiro em processo da Lava Jato. Na época do crime, Vargas era ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados. O juiz disse que Vargas e outros três condenados foram responsáveis pela ocultação de R$ 2.399.850,00 provenientes de um contrato entre a Caixa Econômica Federal e a empresa IT7 Sistemas. (Via Poder360)

MUNDO
- Estudante brasileira é violentada e morta no Paraguai
A estudante brasileira Erika de Lima Corte, de 29 anos, foi assassinada com golpes de faca, na segunda-feira, em Pedro Juan Caballero, na fronteira do Brasil com o Paraguai. A polícia paraguaia afirma que a jovem, que cursava Medicina no país vizinho, foi torturada e violentada pelo agressor. Autoridades investigam dois suspeitos (Via Estadão)

FUTEBOL
- Vasco cede empate ao Ceará e segue ameaçado
A fase no Vasco continua tensa. Vindo de três derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro (para Corinthians, São Paulo e Palmeiras), o time carioca recebeu o Ceará em São Januário, até saiu na frente, mas acabou cedendo o empate por 1 a 1, na segunda-feira. (Via ESPN)

- Sem Messi e Neymar, Uefa define finalistas
Na segunda-feira foram definidos os três finalistas para o prêmio de Jogador do Ano da Uefa 2017/2018: Cristiano Ronaldo, Luka Modric e Mohamed Salah. Com o anúncio oficial do vencedor ocorrendo no dia 30 de agosto, quando a entidade fará o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões desta temporada, o destaque da lista foi a ausência tanto de Neymar como de Messi. O brasileiro ficou fora do Top-10 enquanto que o argentino ficou com a quinta posição. (Via Gazeta Esportiva)

ENTRETENIMENTO
- MTV VMA premia os melhores do ano
A famosa premiação do audiovisual, que aconteceu na segunda-feira, no Radio City Music Hall, em Nova York, nos Estados Unidos, teve grande surpresas. No red carpet, o destaque foi para Ariana Grande, que apareceu aos beijos com Pete Davidson. Já na cerimônia, Jennifer Lopez foi a grande homenageada da noite com Video Vanguard Award, que reconhece a contribuição audiovisual de ícones da música através de seus clipes. (Via Estrelando)

Nenhum comentário:

Postar um comentário