terça-feira, 28 de agosto de 2018

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje terça feira (28)

JUSTIÇA
- STF deve decidir nesta terça se Bolsonaro vira réu
A Primeira Turma do STF prevê julgar nesta terça-feira (28) o recebimento de uma denúncia contra o candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL), acusado do crime de racismo em relação a quilombolas, indígenas, refugiados, mulheres e LGBTs. Se o colegiado entender que há elementos que justifiquem a abertura de uma ação penal, Bolsonaro vai se tornar réu. A PGR diz que ele "usou expressões de cunho discriminatório, incitando o ódio e atingindo diretamente vários grupos sociais", durante uma palestra em 2017. (Via Notícias ao Minuto)

 - STF analisará em setembro recurso de Lula 
O ministro Edson Fachin, do STF, liberou ontem para a pauta do plenário virtual, no colegiado com os 11 ministros, o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra decisão que negou seu pedido de liberdade preventiva em abril. O caso será julgado entre os dias 7 a 13 de setembro. (Via VEJA.com)
- PGR denuncia Jefferson, filha e mais 24
A Procuradoria-Geral da República denunciou a cúpula do PTB no âmbito da operação Registro Espúrio, que investiga um esquema de corrupção na concessão de registros de sindicatos no Ministério do Trabalho. Foram denunciados, entre outros, o presidente nacional do partido, o ex-deputado Roberto Jefferson, o ex-ministro Helton Yomura e os deputados federais Cristiane Brasil (PTB-RJ), Jovair Arantes (PTB-GO), Nelson Marquezelli (PTB-SP) e Paulinho da Força (SD-SP). (Via VEJA.com)

ECONOMIA
- Caixa antecipa depósito do lucro do FGTS
Desde segunda-feira (27), os trabalhadores já podem visualizar o valor da distribuição dos rendimentos do FGTS em sua conta do fundo. A Caixa antecipou o crédito dos valores, que estava previsto inicialmente para o dia 31 de agosto. Todos os 90,7 milhões de trabalhadores beneficiados já tiveram creditados os valores em mais de 258 milhões de contas. (Via Exame.com)

ELEIÇÕES
- No JN, Ciro diz que tem 'confiança cega' em Lupi
O candidato à Presidência pelo PDT nas eleições 2018, Ciro Gomes, saiu em defesa do presidente do partido, Carlos Lupi, em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, na segunda-feira. Questionado sobre a coerência de seu discurso anticorrupção com sua confiança a Lupi, réu em ação por improbidade administrativa, ele afirmou que o dirigente tem sua "confiança cega". Jair Bolsonaro, do PSL, é o entrevistado desta terça-feira (28). Ainda nesta semana acontecem entrevistas com Geraldo Alckmin, do PSDB, na quarta-feira, e Marina Silva, da Rede, na quinta-feira. (Via Estadão)

POLÍTICA
- Jucá deixa liderança do governo no Senado
O senador Romero Jucá (MDB-RR) anunciou que está deixando a liderança do governo após desentendimentos com o Palácio do Planalto sobre as respostas que têm sido dadas à crise de Roraima, após a imigração de venezuelanos que chegam ao Brasil pelo Estado. Por meio do Twitter, ele disse que já comunicou a decisão ao presidente. (Via Exame.com)

BRASIL
- RJ: Bebê é baleado de raspão durante discussão
Um bebê de nove meses foi ferido de raspão por um tiro, enquanto o pai discutia com um desconhecido, em Bangu (zona oeste do Rio), na noite de domingo, por conta de uma briga de trânsito ao longo da Estrada da Água Branca. A criança foi levada ao Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo, onde recebeu atendimento e foi liberada. (Via Estadão)

- Delegado: atuação política de Marielle motivou crime
O diretor da Divisão de Homicídios, delegado Fábio Cardoso, disse na segunda-feira que “já está bem claro” que a atuação política da vereadora Marielle Franco (PSOL) motivou sua morte. Segundo ele, todas as linhas de investigação que surgiram foram checadas e descartadas, em uma investigação técnica, para não haver erros. (Via Poder360)

- Roraima cobra posição do governo sobre corte de energia
A governadora de Roraima, Suely Campos, protocolou ontem ofícios a vários órgãos do governo federal nos quais pede posicionamento sobre possível ameaça de corte no fornecimento de energia por parte do governo venezuelano. (Via Agência Brasil)


FUTEBOL
- Seleção: Richarlison é chamado para lugar de Pedro
Depois do corte de Pedro, que sofreu uma lesão no joelho direito durante partida contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro, a CBF divulgou uma nota nesta segunda-feira, na qual informa que Richarlison será o substituto. Os atletas convocados começarão a se apresentar no domingo, em Nova Jersey. A partir de então, o elenco irá se preparar para a partida contra os Estados Unidos, no dia 7 de setembro. (Via ESPN)
Santos pode ter violado regra em compra de Sasha
JOGOS DE HOJE
Libertadores
19h30 - Santos x Independiente
21h45 - Grêmio x Estudiantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário