sábado, 18 de agosto de 2018

COMITIVA DE ALCKMIN E DO SENADOR FLEXA ESTARÁ NA REGIÃO OESTE DO PARÁ

SENADOR FLEXA RIBEIRO E MÁRCIO MIRANDA ACOMPANHAM COMITIVA DE ALCKMIN NA REGIÃO OESTE DO PARÁ. Neste final de semana (17 e 18 de agosto), o candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, estará no Pará para uma extensa agenda na região oeste do Estado. Acompanhado do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que concorre à reeleição; do candidato ao governo do Pará, Márcio Miranda; e do governador Simão Jatene, o presidenciável irá verificar as atuais condições de infraestrutura e reunirá com lideranças locais para debater alternativas de expansão do potencial logístico do Estado. (Leia a programação)

Em Itaituba, a comitiva vai verificar o funcionamento dos terminais do Porto de Miritituba. Em operação desde 2014, o porto paraense vem apresentando resultados positivos para garantir maior competitividade à safra de grãos do centro-oeste brasileiro e da produção do próprio estado do Pará. É lá de Miritituba que a produção de grãos segue pelo rio Tapajós até o Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA), onde é exportada para o mercado internacional.

Os portos de Miritituba e Vila do Conde - juntamente com os terminais de Santarém (PA), Manaus (AM) e São Luiz (MA) – integram o Arco Norte, novo eixo logístico que vem se consolidando como um dos mais importantes para o escoamento da produção brasileira. A expectativa do mercado é que, em cinco anos, o Arco Norte exporte 50% da produção de grãos do centro-oeste brasileiro.
Atualmente, o conjunto de portos da região norte é responsável por 43% do embarque da produção do centro-oeste. Em 2013, antes de Miritituba entrar em operação, esse volume era de apenas 13%.
Além da questão dos portos, a comitiva irá verificar as condições atuais da rodovia BR-163. Dos 710 quilômetros da BR-163/PA localizados entre a divisa com Mato Grosso até a entrada para o Porto de Miritituba, existe um trecho de 90 quilômetros de estrada de terra que, no período de chuva, se transforma num imenso atoleiro.
De Itaituba, a comitiva segue para Rurópolis, onde participa da 14ª Exporurópolis e da 20ª Festa do Peão de Boiadeiro.
No domingo, 18, a agenda será em Santarém. No município, a comitiva participa de um encontro com produtores rurais e piscicultores. Ações de fomento à produção local estarão presentes na pauta desse encontro.
Após a reunião com o setor produtivo local, a comitiva segue para Alter do Chão. Conhecido como Caribe Brasileiro, a praia de Alter já foi indicada pelo jornal inglês The Guardian como as 10 praias mais bonitas do Brasil.
  
PROGRAMAÇÃO
 
SÁBADO, 18 DE AGOSTO DE 2018 13:30 - Pouso em ITAITUBA/PA
14:45 - ITAITUBA/PA - visita ao Porto de Miritituba.
15:30 -  ITAITUBA/PA - deslocamento para Rurópolis na BR-163.
19:30 - RURÓPOLIS/PA - participação da feira agropecuária de Rurópolis.

DOMINGO, 19 DE AGOSTO DE 2018 08:00 – Café da manhã.
09:30 - SANTARÉM/PA - encontro com setor produtivo (piscicultura e agropecuária), no Hotel Barrudada.
11:00 - SANTARÉM/PA -deslocamento de lancha Santarém - Alter do Chão.
12:30 - SANTARÉM/PA – Almoço e encontro com lideranças, local a definir.
14:15 – Deslocamento para o aeroporto de Santarém.
15:00 - Decolagem de Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário