Com
quase 1 milhão de atendimentos realizados a Estação Cidadania de
Santarém, que completa seis anos de implantação nesta sexta-feira (17),
se consolidou como o maior “shopping de serviços” da região Oeste do
Pará. Ao longo desse período, houve expansão no número de instituições
parceiras, além da ampliação de serviços já existentes.
Atualmente, 21
órgãos atuam no local e para os próximos dias já está prevista a
incorporação da Fundação Pro Paz, uma agência do Instituto de Gestão
Previdenciária do Estado Pará (Igeprev), um posto de atendimento do
Ministério do Trabalho e uma Ouvidoria da Secretaria de Estado de Saúde
Pública (Sespa).
Com a média de 12 mil atendimentos por mês, os serviços
são direcionados à população de Santarém e aos municípios do Baixo
Amazonas e da região da Transamazônica.
Nos sete primeiros meses de
2018, a Estação Cidadania realizou 74.455 atendimentos, distribuídos
entre seus atuais 21 parceiros (Polícia Civil; Arcon; Detran; Defen;
Procon; Cartório de Registro Civis; Seaster; Jucepa; Cohab; Sefa;
CredCidadão; DSO; Iasep; Banpará; Cosanpa; INSS; Adepará; Pará Rural;
SINE; Celpa e Pro Paz).
Praticidade
Para a Secretaria de Estado de Administração (Sead), responsável pelo
gerenciamento das Estações Cidadania, o Governo do Estado, ao
descentralizar os serviços, cumpre o papel de atender com eficiência aos
contribuintes, trazendo para um único espaço diversos serviços ao
cidadão, a um custo menor de tempo e de recursos, com uma verdadeira
integração entre os órgãos.
"São quase 1 milhão de atendimentos que beneficiam não só os
moradores de Santarém mas de toda a região do Baixo Amazonas e
Transamazônica. Então temos pessoas que recebem atendimentos em quatro
ou cinco órgãos em um mesmo dia, por isso nós chamamos esse espaço de um
shopping de serviços, onde o contribuinte pode resolver suas questões
com conforto, praticidade e economia de tempo", explica o coordenador da
Estação Cidadania, Alberto Portela.
Expansão e ampliação de serviços
A chegada de uma agência do Igprev, que até então só existe na
capital Belém, é uma das novidades mais aguardadas. "Essa foi uma
conquista que nós obtivemos do Estado. Pela primeira vez, teremos uma
agência do Igeprev no interior para prestar serviços sobre gestão
previdenciária, prestar informações sobre aposentadorias e outros
benefícios aos servidores do estado", comemora Portela.
Fora os novos parceiros, serviços já existentes, como o do Detran e
da Polícia Civil, foram ampliados. O posto do Detran, que antes oferecia
apenas serviço de legalização de veículos, agora dispõe de
regularização da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com emissão da
primeira habilitação; renovação da CNH; mudança e adição de categoria;
CNH definitiva; 2ª via da carteira e outros serviços.
Nele, também,
é realizada a prova online de legislação e a biometria. Já a Polícia
Civil, além dos serviços já ofertados, conta, também, com biometria. (Samuel Alvarenga)
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