
O primeiro contato do grupo de voluntários com o público das Unidades
aconteceu na segunda-feira, 20 de agosto. Todos usavam o colete feito
exclusivamente para o projeto. Essa primeira semana de atuação é para eles
se capacitarem sobre a rotina do Hospital e UPA. “Em caso de dúvidas dos
estudantes, eles vão até a supervisora do projeto e depois passam a
informação correta para o paciente ou acompanhante”, esclareceu a assessora
de Gestão da Qualidade, Odeise Seixas. Ela é responsável por todos os
protocolos de atuação da qualidade no atendimento ao paciente, incluído o
GTH.
De acordo com o diretor técnico do HMS e UPA, Itamar Júnior, após a
capacitação todos os participantes deverão estar aptos a orientar sobre o fluxo
dos usuários nas dependências das unidades, dando eficácia e humanização
ao repassar a informação. “Queremos que quem precise de atendimento
receba da forma mais atenciosa possível. O Posso Ajudar? estava no plano de
gestão desde que começamos a atuar. Agora é uma realidade que no alegra
muito”, disse o diretor.
O projeto tem como base a Política Nacional de Humanização. A direção do
HMS e UPA quer fortalecer os vínculos de compromisso e responsabilidade
social e isso só será possível através da transformação do ambiente hospitalar,
usando como alicerce a acolhida e a escuta.
Como funciona?
Por serem voluntários universitários, eles devem cumprir a carga horário de
quatro horas. Serão seis pessoas no HMS e duas na UPA em cada um dos
dois turnos. Pela manhã, das 8h às 12h, e pela da tarde, das 14h às 18h. Eles
ficarão divididos nas recepções das duas unidades e nos corredores. Os
colaboradores estarão com o colete “Posso Ajudar?” fazendo o acolhimento.
Além de possibilitar aos usuários do SUS os esclarecimentos necessários
sobre seu tratamento, os voluntários irão desenvolver atividades de
entretenimento com os pacientes que estão esperando o atendimento.
O projeto não é só importante para o usuário, mas também para estudante.
Eles vão aprender a promover o diálogo, respeitar as diferenças, trabalhar em
equipe e, principalmente, compreender a importância de um atendimento
acolhedor e de qualidade. Tudo baseado na humanização da atenção em
saúde. “A ideia é que no futuro o Posso Ajudar? esteja disponível 24 horas”,
finalizou Dr. Itamar Júnior.
Serviço
Atuação do Projeto Posso Ajudar?
Dia: 23 de agosto
Horário: 9h30
Local: Hospital Municipal de Santarém. Entrada pela Av. Marechal Rodon
Sugestão de entrevistados:
Odeise Seixas – Enfermeira responsável pelo setor Gestão da Qualidade
Voluntaria do Projeto
Natashia Santana - Assessora de Imprensa do HMS ee UPA
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