coluna 3

Coluna 2

Coluna 1

sábado, 29 de setembro de 2018

Grupo sai de Castanhal a pé até Belém em homenagem a Nossa Senhora

 Este é o primeiro grupo de promesseiros que chegará a pé. Caminhar 78 quilômetros de Castanhal para Belém em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré é o objetivo de um grupo, formado por 35 pessoas, que fazem parte da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré. Eles sairão, Às 16h deste sábado (29) com destino À Basílica Santuário, em Belém. A chegada dos participantes está prevista para as 14 horas deste domingo (30). 

Essa é a primeira manifestação de fé por meio de caminhada em homenagem à santa padroeira da Amazônia este ano. Romeiros costumam chegar a Belém na semana que antecede ao Círio (que este ano acontecerá dia 14 de outubro). Eles são recepcionados por integrantes da Pastoral da Acolhida da Arquidiocese de Belém.


O empresário de material de construção civil, Emanoel Ferreira, cearense de Fortaleza (CE), mora em Belém há 12 anos e integra o Grupo Irmãos na Fé, responsável pela caminhada. O grupo surgiu em 2016, por iniciativa de 30 homens de um conjunto de 500 que se formaram como Guardas de Nazaré. "Nós juntamos por afinidade e para participarmos de eventos religiosos de forma conjunta, em especial, como guardas no Círio de 2016 e de 2017. Este ano, será nosso 3º Círio como guardas", declarou Emanoel.

Os guardas decidiram criar, no ano passado, a caminhada para homenagear Nossa Senhora, ou seja, a de amanhã será a segunda vez que farão o trajeto. Em 2017, foram 15 participantes do evento; agora, serão 35. 

Um carro de apoio com suprimentos acompanhará os peregrinos na estrada. "Faremos algumas paradas estratégicas. A gente faz a caminhada com antecedência em relação ao Círio, para descansar bem e poder, depois, participar, como guardas, da procissão e outros eventos da quadra nazarena", disse Emanoel.


Os 78 quilômetros de percurso deverão ser cumpridos em cerca de 21 horas. "Cada um tem a sua motivação para a caminhada. Para uns, é pagamento de promessa; para outros, pedido pela intercessão da santa e tem o agradecimento. No meu caso, vou agradecer a Nossa Senhora por ter me tirado de uma vida mundana sem Deus e me feito guarda", ressaltou Emanoel Ferreira.


Na caminhada atuarão 30 guardas e mais 5 pessoas convidadas, eles vestirão camisetas, com foco no tema do Círio 2018 -- "Uma jovem chamada Maria" --  identificando o conjunto de devotos na longa jornada. Ao longo da caminhada, os Irmãos na Fé seguirão orando, inclusive, com terços nas mãos.

(ORM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário