terça-feira, 18 de setembro de 2018

Propriedade de Monte Alegre é modelo de diversificação e renda

Uma pequena propriedade rural de Monte Alegre, no Baixo Amazonas, é modelo de diversificação e renda. Atendidos há 15 anos pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Leila Cabral e Rosinaldo Fraia, com a ajuda dos quatro filhos, transformaram a Fazenda Fraia, de três hectares, localizada na comunidade Terra Preta das Três Bocas, em um sistema eficaz que consorcia hortaliças agroecológicas, plantas medicinais, plantas ornamentais e roça de mandioca.
 Atualmente, a família, além de vender os produtos beneficiados e in natura diretamente em feiras semanais nos municípios, também possui contratos com a Prefeitura para fornecimento de merenda escolar, com o intermédio da Emater.  

“Nossos avós eram agricultores, nossos pais eram agricultores; sempre vivemos com muita dificuldade e esforço, mas hoje, tudo melhorou e podemos dizer com orgulho e segurança que ser agricultor é não só uma herança, mas também nossa contribuição para o desenvolvimento sustentável”, diz Rosinaldo Fraia. 

Na questão da sucessão familiar, os filhos do casal continuam estudando, mas não pretendem abandonar os negócios da família: “Existe um envolvimento geral, aqui todo mundo se ajuda”, explica Fraia.

De acordo com o técnico em agropecuária da Emater Antônio Targino Júnior, o acesso à tecnologia, o acompanhamento técnico regular e o crédito rural, por exemplo, fazem toda a diferença para a perspectiva da propriedade : “A família Fraia tem um crédito Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar].

 Mais Alimentos para hortas, são 30 canteiros só de hortaliças: alface, cheiro-verde, couve etc. Mais a mandioca, da qual fazem farinha d’água, farinha de tapioca, carimã, pé-de-moleque de mandioca [um tipo especial, regional] e beiju. 

Das plantas medicinas, fabricam xaropes e pílulas. Isso repercute na segurança alimentar, na saúde e na geração de renda”, resume. (Aline Miranda)




Nenhum comentário:

Postar um comentário