coluna 3

Coluna 2

Coluna 1

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Santarém sedia debate sobre consequências da homofobia na saúde das vítimas

Como os inúmeros tipos de violência podem influenciar na saúde e na qualidade de vida das pessoas? Responder a esse questionamento é o objetivo do I Ciclo de Debates em Gênero, Sexualidade e Saúde, promovido por alunos de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Campus de Santarém (oeste do Pará), por meio da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA-Brasil).
 A programação terá início nesta sexta-feira (28) com a roda de conversa intitulada Homofobia, Transfobia e Saúde, que terá como convidado André Fonseca, advogado pós-graduado em Direito da Família e mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. O evento ocorrerá das 18h30 às 20h30, na sala 10 do Campus de Santarém da Uepa.

O debate visa trocar conhecimentos sobre a violência contra a população lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual (LGBT) e debater de que maneira isso afeta a saúde física e psicológica das vítimas. Segundo levantamento feito pelo Grupo Gay da Bahia, divulgado no início deste ano, a cada 19 horas uma pessoa é morta no Brasil, exclusivamente por ser da comunidade LGBT. O estudo mostra ainda que, em 38 anos de pesquisa, 2017 foi o ano com o maior número de homicídios de pessoas LGBT no Brasil.

Podem participar do evento, que terá debates em outubro e novembro, a comunidade acadêmica o público externo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia da roda de conversa ou previamente pela internet. 
Os participantes receberão certificados digitais com carga horária de duas horas para cada roda de conversa.

Programação
Roda de conversa Homofobia, Transfobia e Saúde com André Fonseca – pós-graduado em Direito da Família e mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Na sexta-feira (28), às 18h30, na sala 10 do Campus da Uepa em Santarém - Avenida Plácido de Castro, 1.399, Bairro Aparecida.

Roda de conversa Violência contra a mulher, com o Coletivo Mulheres em Movimento, na quinta-feira (11 de outubro), às 18h30, no Campus da Uepa, em Santarém.

Direito Reprodutivo e Saúde, na sexta-feira (26 de outubro), às 18h30, no Campus da Uepa, em Santarém.
Roda de conversa Violência Obstétrica, na sexta-feira (09 de novembro), às 18h30, no Campus da Uepa, em Santarém.

(Helaine Cavalcante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário