quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Outubro Rosa é destaque em Semana de Qualidade de Vida

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) a previsão é de 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil. Já na região Norte, o instituto aponta o câncer do colo do útero como o primeiro mais incidente, com 23,97 casos por 100.000 mulheres. Os dados chamam atenção de várias empresas, que por meio de ações internas buscam conscientizar os seus colaboradores para o melhor caminho: o da prevenção. Nas unidades de Belém, Barcarena e Ipixuna do Pará, a Imerys, mineradora de caulim, destaca o Outubro Rosa na programação da Semana de Qualidade de Vida, que segue até sexta-feira (26). 
 No decorrer da semana, a empresa promoverá palestras sobre câncer de mama e de colo do útero. Para Marcela Ferreira, técnica de Enfermagem do Trabalho da Imerys, a iniciativa é de suma importância para alertar os colaboradores a investirem na prevenção, com idas regulares ao médico. “É preciso estar com os exames e consultas em dia.

Observamos que, ainda, há um grande número de mulheres que fazem todos os exames, mas não agendam o retorno com o especialista. O segredo está na prevenção e isso tem que ser rotina. A medicina recomenda, por exemplo, que mulheres a partir de 45 anos tenham um acompanhamento médico e façam mamografia anual”, orienta.
 
Além do Outubro Rosa, a Semana abordará temas sobre alimentação saudável, impacto do exercício físico na qualidade de vida do trabalhador, prevenção à doenças crônicas não transmissíveis, hipertensão arterial e estresse. “Esta ação tem o intuito de reforçar junto aos nossos colaboradores que precisamos nos cuidar e também cuidar de nossos familiares quanto à prevenção de doenças e melhoria na qualidade de vida e da alimentação saudável. 

Ter informações sobre isso faz toda a diferença e contribui para a consciência de que você está bem, mas precisa sempre se cuidar preventivamente”, afirma Micheline Araujo, gerente de Gestão de Pessoas e Facilities da Imerys.
 
Marcela Ferreira ressalta que qualidade de vida também está associada a uma alimentação balanceada e à prática de atividades físicas. “Ainda há um consumo muito grande de alimentos industrializados, que são prejudiciais à saúde. É importante ter uma alimentação rica em frutas, legumes e hortaliças, inclusive muitos desses alimentos ajudam também na prevenção de várias doenças. A prática de atividades físicas é fundamental, pois faz bem para o corpo e para mente, aliviando o estresse”, diz.
 
Fabiana Gomes
Analista de Comunicação | Temple

Nenhum comentário:

Postar um comentário