
As vacinas estão disponíveis o todo tempo e de forma gratuita nas Unidades Básicas de Saúde, esclareceu Jaíra Ataíde, coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, lançada pelo Ministério da Saúde, começou em 6 de agosto, seguiu até 31 de agosto, e se estendeu até 21 de setembro em todo o Brasil. No Estado 566.334 da população de 594.518 recebeu vacina contra a Poliomelite e 568.700 da população de 594.518 contra o sarampo.
A coordenadora de Imunização da Sespa explicou que a vacinação contra o sarampo segue esquema de uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e a segunda dose (com a vacina tetraviral, que também protege contra a varicela) aos 15 meses. O Ministério da Saúde disponibiliza ainda duas doses para pessoas com idades entre 12 meses e 29 anos. Pessoas até os 49 anos também podem ser vacinadas contra o sarampo na rede pública, porém nesse caso apenas uma dose é administrada.
As crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina contra a poliomielite devem também ser imunizadas nas Unidades com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses, recebem a gotinha (Vacina Oral Poliomielite - VOP).(ORM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário