coluna 3

Coluna 2

Coluna 1

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Serviço de Nefrologia de Santarém conta com novas máquinas

 
O Serviço de Nefrologia do município de Santarém, no oeste do Pará, recebeu ontem segunda-feira (1º) duas novas máquinas para garantir estabilidade ao tratamento oferecido a pacientes renais crônicos. Atualmente, a gestão do Serviço de Nefrologia é dividida entre a prefeitura e o governo do Estado, responsável pelo repasse mensal de R$ 200 mil para cobrir custos com manutenção.
 As máquinas foram adquiridas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde Pública (Sespa), e cedidas ao município. O pedido foi encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde ao Centro de Governo do Baixo Amazonas, no final de agosto. Segundo o 9º Centro Regional de Saúde (CRS/Sespa), agora os renais crônicos serão atendidos em 12 máquinas. A média, atualmente, é de mil hemodiálises por mês.

Centro de Nefrologia - Além de ajudar no gerenciamento do Serviço de Nefrologia de Santarém, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) recebe investimentos para melhorar o setor de hemodiálise. O governador Simão Jatene já assinou o termo aditivo que garante o repasse de R$ 11 milhões para a ampliação do setor.

Após a conclusão, a capacidade de atendimento do HRBA saltará de 2.575 sessões por mês para 5.505 sessões, passando de 27 para 70 máquinas, o que transformará o hospital no maior Centro de Nefrologia da Região Norte. (Samuel Alvarenga)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário