coluna 3

Coluna 2

Coluna 1

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Empresas reforçam o valor da prevenção no Novembro Azul

A prevenção é o melhor caminho para combater maioria das doenças. Este conselho nós já conhecemos, e profissionais da saúde estão sempre nos lembrando disso. Mas toda oportunidade para reforçar esse ensinamento é bem-vinda, por isso, campanhas com o Outubro Rosa e o Novembro Azul lembram da importância dos exames preventivos e, claro, de cuidar da saúde.
  O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre homens no Brasil (fica atrás apenas do de pele). De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados mais de 68 mil novos casos este ano. A entidade vem percebendo um aumento nas taxas de incidência justamente pela evolução dos diagnósticos precoces.
           
 Por meio do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho Viva Bem, a Alubar, empresa localizada no município de Barcarena, promove ações de conscientização para os colaboradores afim de acabar com o preconceito que cerca o exame preventivo do câncer de próstata, por exemplo.
          
  “Comigo não tem preconceito. Faço meu check-up todo ano, inclusive o de próstata. Sempre incentivo meus amigos a realizarem o exame e deixar de bobagem. E é muito importante que a Alubar também reforce essa mensagem com todos”, conta Adelson Souza, torneiro mecânico da empresa, que é líder na América Latina na fabricação de cabos elétricos de alumínio e produtora de condutores elétricos de cobre para média e baixa tensão.
 
Ronaldo Vale, técnico de Enfermagem do Trabalho da Imerys, reforça que os homens precisam estar atentos aos exames periódicos. “A partir dos 45 anos, a Organização Mundial da Saúde recomenda o exame da próstata com urologista. Também é necessário fazer a medição periódica da pressão arterial para evitar possíveis complicações, como derrame, infarto e aneurismas, além de estar em dia com a dosagem sanguínea do colesterol, triglicérides e glicose”, orienta.
 
Nessa linha preventiva, o especialista ressalta que a prática de atividade física é fundamental para ter uma vida saudável. “A atividade física realizada desde a juventude, por exemplo, previne o organismo do risco de vários problemas à saúde e contribui para uma melhor disposição. Lembramos também que uma alimentação equilibrada, rica em saladas, legumes e frutas, também auxilia na saúde”, afirma.
(Fabiana Gomes - Temple)

Nenhum comentário:

Postar um comentário