coluna 3

Coluna 2

Coluna 1

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Operação Enem da Segup não registra ocorrências graves

A segunda etapa da Operação Enem 2018 promovida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) chegou ao fim conforme o planejado. Nenhuma ocorrência foi registrada nos percursos de entrega e coleta das provas e cartões de resposta, respectivamente. Viaturas da Polícia Militar foram responsáveis pelas escoltas, sendo 27 rotas na região metropolitana de Belém e 95 rotas interior do Estado.
 No último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as ações de segurança iniciaram às 5h30, com a escolta das provas para as escolas, e finalizaram com a entrega dos cartões respostas no Depósito de Suprimentos do Exército, onde ficarão armazenados até serem encaminhados para a correção, no estado de São Paulo.
No interior do Estado os malotes voltaram para os quatro centros regionais de distribuição localizados nos quartéis do Exército Brasileiro, nas cidades de Marabá, Santarém, Itaituba e Altamira.

Contigente - A operação envolveu mais de 6.500 agentes de segurança, em sua maioria policiais militares, com 4.206 agentes, em 944 viaturas. E foi acompanhada, em tempo real, pelo Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC), que forneceu as informações ao comando nacional, localizado em Brasília, por meio do Sistema Córtex.

O CICC funcionou nas instalações do Centro Estadual Integrado de Inteligência (CEII), na Avenida José Bonifácio, onde representantes de todos os órgãos envolvidos com Exame estiveram reunidos, como Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Ciop, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ciop, Correios, Rede Celpa, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Polícia Federal e Exército.

Ao todo, 75 municípios receberam aplicação do Enem. O Pará contou com 734 locais de provas, sendo 123 deles localizados em Belém. O policiamento em frente às escolas permaneceu ao longo de todo o período de aplicação do Exame. No Pará, mais de 281 mil estudantes se inscreveram para o Enem 2018.

“Considerando a magnitude de uma operação dessa natureza envolvendo 75 municípios e um contingente muito expressivo de candidatos e comparando com o Enem do ano anterior, este ano foi bem mais tranquilo. 

 Não tivemos nenhum episódio de burla da prova, por exemplo, por meios eletrônicos a chamada cola eletrônica, embora as corporações policiais tenham ficado vigilantes, não houve a detecção de nenhum fato desse tipo. E não tivemos nenhum fato de natureza grave, em todo o Estado. Isso nos leva a concluir que a operação Enem 2018 foi uma operação exitosa”, avaliou o secretário adjunto de operações da Segup, Cel. André Cunha.

Ocorrências – Na Escola Municipal Reginaldo Souza Lima, em Paragominas, dois candidatos tentaram pular o muro do colégio após o fechamento dos portões. Também na escola Estadual Armando Fajardo, em Ananindeua, outros dois candidatos tentaram pular o muro, depois que os portões já estavam fechados. As duas ocorrências foram impedidas por agentes da Polícia Militar, que faziam o policiamento em frente aos colégios.

Um mandado de prisão em aberto, expedido pela juiza Marcella Peixoto Smith, da 3ª Vara Criminal e de Auditoria Militar de Macapá, foi cumprido após ser identificado que o candidato realizava a prova no Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Sacramenta, em Belém. Delmo Cipriano Moreira é acusado do crime de estupro e estava foragido da Justiça de Macapá desde 07 de março de 2014. Ele foi preso no momento em que saia da escola e encaminhado para a Seccional de São Brás para os procedimentos cabíveis.

Um roubo foi registrado em frente a Escola Técnica, no município de Tailândia. A Polícia Militar fez a detenção de um suspeito, mas ele não foi reconhecido pela vítima como sendo o autor do crime. A PM faz buscas na área.

Monitoramento – Um total 280 câmeras do Ciop contribuíram para o vídeo monitoramento da Região Metropolitana de Belém (RMB), sendo 31 delas mais próximas às escolas que receberam aplicação do Enem.
 
Laís Menezes
 Governo do Estado do Pará
Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social - SEGUP

Nenhum comentário:

Postar um comentário