Coluna 2

Coluna 1

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje segunda feira (17)

BRASIL
- João de Deus se entrega à polícia e é preso em GO
O médium João de Deus se entregou à polícia no domingo (16) nas proximidades de Abadiânia (GO) e foi preso. Acusado por mais de 300 mulheres de abuso sexual, ele estava foragido e negociou sua rendição com as autoridades. Após prestar depoimento, o líder espiritual foi encaminhado para o Complexo Penitenciário de Aparecida de Goiânia, a 20 quilômetros da capital. A defesa deve entrar nesta segunda-feira (17) com um pedido na Justiça para que João cumpra prisão domiciliar devido a sua idade avançada. (Via VEJA.com e Estadão)

- Polícia divulga prováveis disfarces de Battisti
A Polícia Federal apresentou retratos com 16 possibilidades de disfarce que Cesare Battisti pode assumir. Ele se encontra foragido desde sexta-feira (14), quando o presidente Michel Temer assinou o pedido de extradição do italiano. Battisti responde crimes no Brasil e em seu país natal. Por aqui, ele é acusado de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Na Itália, ele foi condenado por quatro assassinatos cometidos na década de 70. (Via VEJA.com)

 ECONOMIA
- Receita paga último lote de restituição do IR 2018
A Receita Federal paga nesta segunda-feira (17) as restituições do sétimo e último lote do Imposto de Renda 2018, cuja consulta foi liberada há uma semana. 151.248 contribuintes recebem o pagamento, totalizando o valor de R$ 319 milhões. Quem não foi contemplado com o crédito nesse lote ou nos anteriores caiu na malha fina. (Via Exame.com e VEJA.com)
POLÍTICA
- Oposição cogita CPI do caso de ex-assessor de Flávio Bolsonaro
O caso do ex-assessor de Flávio Bolsonaro continua sem respostas definitivas. No Congresso, os integrantes do ‘centrão’ cobram esclarecimentos do presidente eleito, Jair Bolsonaro, e a oposição se prepara para fazer carga com uma CPI no início de 2019. O pivô da história, Fabrício José Carlos de Queiroz, ainda não deu sua versão sobre ter movimentado cerca de R$ 1,2 milhão em 12 meses. Já o senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) afirmou não ter feito ‘nada errado’. (Via Poder360)

- Bolsonaro contraria filho e nega debater pena de morte
O presidente eleito, Jair Bolsonaro disse ontem que o assunto pena de morte não fez parte de sua campanha. "Além de tratar-se de cláusula pétrea da Constituição, não fez parte de minha campanha. Assunto encerrado antes que tornem isso um dos escarcéus (sic) propositais diários." A afirmação é uma resposta à reportagem publicada no domingo pelo ‘O Globo’. Na manchete, o jornal informa que Eduardo Bolsonaro, deputado federal (PSL-SP), defendeu a possibilidade de pena de morte para traficantes de drogas e autores de crimes hediondos. (Via Estadão)

- Lula lamenta saída de médicos cubanos ‘por preconceito’
O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a saída dos médicos cubanos do programa 'Mais Médicos' em razão do que considerou um "preconceito" do presidente eleito Jair Bolsonaro, segundo carta aberta publicada ontem em Cuba. "Eu lamento que o preconceito do novo governo contra os cubanos tenha sido mais importante que a saúde dos brasileiros que moram em comunidades mais distantes e carentes", disse Lula na carta publicada no jornal ‘Juventud Rebelde’. (Via AFP)

MUNDO
- Manifestação na Bélgica tem ao menos 100 presos
Uma manifestação convocada pela extrema direita belga contra o Pacto Mundial sobre Migração da ONU terminou no domingo com agressões em frente às instituições europeias em Bruxelas e cerca de 100 pessoas foram presas. A marcha tinha sido proibida pelas autoridades de Bruxelas, mas na sexta-feira passada foi finalmente autorizada pelo Conselho de Estado. Segundo a polícia, participaram do protesto mais de 5.500 pessoas. (Via El País Brasil)

- Papa defende pacto sobre migração
Diante de milhares de fiéis que compareceram à missa dominical na Praça São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco disse ontem que o texto da ONU oferece parâmetros para a comunidade internacional tratar a migração de maneira "segura, coordenada e regular". O líder da Igreja Católica insistiu que é preciso ter compaixão com os migrantes, que deixam seus países por razões diversas. (Via RFI)

ESPORTES
- Sampaoli é recebido com festa por santistas
Depois de ser recepcionado com festa da torcida do Santos em São Paulo, no último domingo, Jorge Sampaoli se prepara para dar os próximos passos no Santos. Nesta segunda, o técnico assinará o contrato e na sequência descerá a serra rumo a Baixada Santista. (Via Lance)

- Surfe: Gabriel Medina pode ser campeão hoje
O tão sonhado bicampeonato mundial de Gabriel Medina pode sair nesta segunda-feira. O brasileiro fez a sua parte ao cair na água na etapa do Pipe Masters neste domingo, superou o haviano Seth Moniz e avançou ao quarto round. Entretanto, o rival na briga pelo título, Julian Wilson também teve o seu momento de destaque e evitou a conquista antecipada do brasileiro. (Via Lance)

Nenhum comentário:

Postar um comentário