Coluna 2

Coluna 1

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Embarcação do Imetro Pará vai fiscalizar regiões ribeirinhas em Santarém

“A adulteração no peso dos alimentos é uma das principais fraudes detectadas nas localidades ribeirinhas mais distantes de centros urbanos”, informou o presidente do Imetro Pará, Felipe Coimbra, ao inaugurar a Unidade Fluvial de Fiscalização do órgão,  na Escadinha do Cais do Porto, em Belém. A Unidade Fluvial de Fiscalização do Imetro Pará vai ficar sediada em Santarém, de onde deverá partir em cumprimento das rotas de fiscalização pelos rios em todas as regiões do Estado. O barco é equipado com modernos equipamentos, possui 20 metros de cumprimento e capacidade para 16 tripulantes.
A embarcação, avaliada em dois milhões de reais, vai levar para a comunidade ribeirinha os serviços de garantia e de proteção dos direitos do consumidor, bem como a fiscalização dos estabelecimentos comerciais, no que tange à regulamentação metrológica. Felipe Coimbra explicou que há muito tempo as comunidades ribeirinhas vêm solicitando essa providência, pois é grande o número de ocorrência de fraudes nessas regiões, onde “um quilo de farinha pode pesar apenas 700 gramas por causa da adulteração e da falta de fiscalização nos locais de acesso mais restrito”. 

O Presidente nacional do Inmetro, Carlos Azevedo, destacou a dificuldade dos técnicos em realizar a fiscalização em regiões como a nossa, onde as equipes se deslocam em barcos de linha comercial com uma variedade de equipamentos, muitos deles de composição complexa. 

Além disso, muitas vezes o horário das viagens não coincidem com o tempo da missão dos técnicos.  “Por isso é fundamental que o Pará tenha sua unidade fluvial, a exemplo do que já acontece em Manaus”, ressaltou o presidente nacional do Inmetro. Segundo ele, o Brasil perde, anualmente, R$ 200 bilhões em impostos de combustíveis por causa de fraudes. Somente em São Paulo são perdidos R$ 10 bilhões.

Estiverem presente na solenidade, além dos presidentes do Inmetro e do Imetro Pará, o representante do Governo do Estado, José Megale, chefe da Casa Civil; o representante da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Coimbra; e o presidente do Imetro do Amazonas, Márcio Brito, entre outros.

Ana Caroline
Fone: Fone: (91) 3217-0533 Governo do Estado do Pará
Instituto de Metrologia do Estado do Pará - IMETROPARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário